Com o objetivo de preservar os recursos hídricos do Ceará, quatro entidades da administração pública estadual assinaram, ontem, um convênio de cooperação técnica, que tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2014. O documento foi assinado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Secretaria dos Recursos Hídricos e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Para conseguir êxito em seu objetivo, o grupo criou um plano de trabalho, que possui diversas ações. Entre elas, podemos destacar a implantação de um sistema de informações da situação dos recursos hídricos, para que através desses dados sejam traçadas atividades de preservação e/ou recuperação.
Além disso, há o objetivo de criar um sistema de fiscalização com foco nas áreas ambientalmente protegidas que sofrem com ocupações. O plano de trabalho prevê, também, o monitoramento quantitativo e qualitativo das águas, bem como a realização de ações de educação ambiental junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas, poderes públicos municipais, sociedade civil, entre outros.
Para a assessora de Desenvolvimento Institucional da Semace, Sônia Sousa, a iniciativa trará muitos benefícios para os recursos hídricos do Ceará e, consequentemente, para o meio ambiente. “O monitoramento e a fiscalização irão ajudar a preservar nossas bacias hidrográficas, além de contribuir com a conservação das matas ciliares”, ressaltou.
--
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Superintendência Estudual do Meio Ambiente - Semace
Governo do Estado do Ceará
85 3101.5554/ 85 8605.9501
Comentários
Postar um comentário