Instalado no começo da tarde de hoje (26) na Assembleia Legislativa, o Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014 – subsede Fortaleza (CapCopa) teve sua metodologia de funcionamento apresentada pelo especialista em gerenciamento de projetos e mentor da metodologia do CapCopa, Carlos Sérgio Mota Silva. Uma vez por mês, o colegiado reunirá as 27 entidades para discutir três temas principais e um subtema referente aos projetos do Mundial.
Os três assuntos essenciais e fixos foram definidos como receptivo (estrutura de aeroporto), mobilidade urbana e infraestrutura desportiva. O subtema será variável e escolhido previamente dentre os chamados temas complementares: hotelaria, gastronomia, cultura, comércio e serviços, lazer, saúde, segurança e meio ambiente.
Em cada encontro, serão apresentados os status dos projetos relativos ao Campeonato, os pontos de risco e as ações corretivas que podem ser adotadas para o calendário estabelecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A ideia é expor a situação das ações envonvendo recursos, licitação, execução, licenciamentos e desapropriação. Tudo será registrado em ata e enviado por email aos componentes do CapCopa em até dois dias úteis.
A receptividade da opinião pública às obras também será acompanhada. “Tenho certeza de que este Comitê vai representar um grande avanço nos trabalhos de construção da Copa e trazer muitos benefícios para a Cidade, de imediato, médio e longo prazo, e facilitar a comunicação entre os órgãos”, observou Mota Silva.
Segundo ele, serão acompanhados projetos de competência da Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e União - ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, reforma do estádio Castelão, construção do Veículo Leve sobre Trilhos (espécie de metrô de superfície), ligando a Parangaba ao Mucuripe, alargamento de vias e entrega de terminal do Porto do Mucuripe.
Para Mota Silva, o CapCopa é a garantia de transparência total ao processo de transformação de Fortaleza, uma das 12 subsedes da Copa 2014. “Mas, para que funcione, é fundamental termos a integração de todos”, alertou o especialista.
BC/AM
Fonte: | Agência de Noticias da Assembleia Legislativa |
e-Mail: | agencia@al.ce.gov.br |
Twitter: | @Assembleia_CE |
Comentários
Postar um comentário