Caramelo - A Associação Teia Solidária, entidade apoiada pela Fundação Beto Studart, abre oficialmente as portas de sua sede, localizada à Avenida Rogaciano Leite, 1650, amanhã, às 16 horas, e lança o “Projeto Flores da Restinga”, parceria com o Programa Luz Solidária, da Coelce. O projeto, um dos mais significativos para a associação, tem por objetivo possibilitar a geração de emprego e renda para 160 mulheres que integram algumas das entidades da Teia, por intermédio do desenvolvimento e da comercialização de uma linha de produtos utilizando técnicas do artesanato cearense como: crochê, pintura, fuxico, labirinto. A primeira coleção leva o sugestivo nome de Retratos da Restinga.
A Associação Teia Solidária congrega oito associações de comunidades advindas de Fortaleza, Maracanaú e Paracurú, juntas e com o apoio da Fundação Beto Studart, as entidades trabalham para inclusão social e para a redução das desigualdades no acesso a bens e serviços das mulheres, a partir da geração de oportunidades de trabalho e renda.
As entidades atualmente agregadas a Teia Solidária são as seguintes: Força Flor Desenvolvimento Humano e Defesa Cultural; Fundação Social Raimundo Fagner; Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher; Associação Beneficente do Alto Alegre; Associação Comunitária do Coqueiral; Obras Sociais do Círculo de Renovação Espiritual (Lar Francisco de Assis); Associação Comunitária e Beneficente Nossa Senhora de Fátima; e BCAD – Bailarinos de Cristo Amor e Doações.
O Projeto Flores da Restinga, conta com um importante componente ecológico na medida em que resgata as belezas da Mata da Restinga ao apresentar na Coleção “Retratos da Restinga” muitas das flores que integram este tipo de região.
Outro aspecto relevante do Projeto se relaciona à preservação do meio ambiente; a matéria prima a ser utilizada é de origem local e ecologicamente correta. Metodologicamente, cada comunidade irá atuar em uma etapa diferente do processo de produção, de forma cooperada e valorizando as potencialidades de cada uma.
SOBRE A RESTINGA
Entende-se por restinga, planícies litorâneas cobertas por deposição marinha, resultante do recuo dos níveis dos oceanos há cerca de cinco mil anos, durante o quaternário. É um ecossistema do bioma Mata Atlântica que pertence ao grupo das formações pioneiras com influência marinha. Ocorre nas áreas compreendidas entre as dunas interiores e a floresta de terras baixas, revestindo as áreas litorâneas fora do alcance do mar. É uma vegetação mista composta por árvores, arbustos, epífitas, trepadeiras, muitas bromélias de chão e samambaias.
O resultado esperado desse projeto é a divulgação, proteção e registro memorial/cultural e ambiental da flora de restinga regional através das peças da coleção “Retratos da Restinga” que lançará mão de fotografias para apresentação das flores da mata.
Serviço:
Lançamento o “Projeto Flores da Restinga”
Data: Quinta-feira (24)
Local: Rogaciano Leite, 1650.
Horário: 16 horas.
Comentários
Postar um comentário