O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT) concedeu a seguinte entrevista coletiva hoje à noite, na Avenida Domingos Olímpio:
- REPÓRTER DA TV FORTALEZA pergunta sobre a participação dos vereadores no Carnaval:
- Acrísio Sena - "O conjunto dos vereadores participando nos bairros no Pré-Carnaval e muitos vereadores que adoram a Domingos Olímpio e que vieram prestigiar o nosso tradicional maracatu. Quem teve oportunidade de acompanhar a abertura do Carnaval de Rua no domingo foi algo emocionante com homenagem ao José Rainha, um dos ícones do maracatu, o Rei de Paus, o Az de Ouro e Zé Rainha teve que desfilar numa cadeira de rodas e por vários momentos emocionado pelo reconhecimento da grandeza do maracatu de nossa cidade. Eu creio que o nosso Carnaval através do Aterrinho da Praia de Iracema, Dona Mocinha, Domingos Olímpio e a Messejana consolida definitivamente o Carnaval de Fortaleza como um dos melhores do Brasil.
- PEDRO SAMPAIO, DA RÁDIO CIDADE AM - "Eu fiquei admirada com o crescimento do Carnaval de Rua desde ano. No ano passado foi só um afoxé e agora foram três.
- Acrísio Sena - Eu estou admirado com o clima da cidade. Tive oportunidade de ir na Praia do Futuro, no domingo. Lotadíssima. Coisa que nós não víamos antes. Isso é justeza da política cultural da Prefeitura de Fortaleza. Claro com ajuda das agremiações, com o sentimento do povo. Fui lá na Dona Mocinha. Está belíssimo com Dilson Pinheiro. Conferi o show do Martinho da Vila, que terminou quase duas horas da madrugada de hoje no Aterrinho com mais de dez mil pessoas, segundo as estatísticas da própria Polícia Militar. Hoje pela manhã Sanatório Geral no Benfica. Agora à noite além dos afoxés, o Bloco Adeus Amélia em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, que desfilou na Domingos Olímpio. Lá em Messejana também está bombando. Então isso é muito bom para nós. É bom para economia. É bom para população. E é bom para quem ama o Carnaval da Paz, da Tranquilidade. Eu vejo que essa realidade do Carnaval independente dos gestores que nós vamos ter para depois de 2012. Ele vai se consolidar mesmo. Vai se consolidar. Vai ter que entrar a iniciativa privada. A iniciativa pública. A população também entrar para que a defesa disso que nós estamos vivendo em Fortaleza que é a verdadeira pujança do Carnaval, ela não tenha quebra de continuidade com gestores futuros depois de 2012,
- PEDRO SAMPAIO - Tivemos grandes homenagens nos carnavais de rua de Fortaleza. Para 2012 sugiro homenagear Luiz Gonzaga que completa 100 anos de nascimento este ano de 2011.
- Acrísio Sena - "Seria fantástico juntar o forró com o Carnaval, com o Maracatu. Pode ser mote, inclusive para as agremiações e para o nosso maracatu estrear uma mistura de maracatu com o baião e xote. Estou aqui na Domingos Olímpio e quem acompanhou durante estes seis anos do Governo nosso do Partido dos Trabalhadores, sente a evolução.Evolução nas arquibancadas. Na infraestrutura. Agora com sol e chuva podendo acontecer. Do equipamento de som. Da logística que está sendo oferecida, inclusive para imprensa, que eu estou conferindo aqui. Conversei com os amigos cadeirantes e tudo isso é um crescente. Agora precisa o Poder Público, a Câmara dos Vereadores está lutando para que isso cresça. Está precisando que a população não abra mão de reivindicar mais investimentos para os maracatus do Poder Público e da Iniciativa Privada. E creio que a ideia do centenário do Luiz Gonzaga tem tudo a ver. Vamos conversar com a nossa secretaria de Cultura, Fátima Mesquita, para nós agregarmos e creio que este indicativo pode ser seguido. A Câmara já apresentar como indicativo lá. A bancada de vereadores que gosta de Carnaval: eu, o Adail Júnior, o Casmiro Neto, o Iraguassú Teixeira, o Guilherm Sampaio, João Alfredo, vereadores que gostam do Carnaval de Fortaleza somarem independente da cor partidária e da ideologia para fazer esta defesa radical do Carnaval de Fortaleza.
- PEDRO SAMPAIO - Vamos ficar torcendo que dê certo.
- Acrísio Sena - Treze de dezembro que é o Dia Nacional do Forró. Inclusive já aprovamos na Câmara o Dia Municipal do Forró, que é o mesmo dia que é alusivo ao nascimento de Luiz Gonzaga que completa cem anos. Eu vejo que os meios de comunicação, a Câmara Municipal, a população e a Prefeitura fazer uma grande parceria, porque está muito gostoso. Eu não viajei. E deixou nada a desejar como se eu estivesse em Olinda, Salvador, Rio de Janeiro ou em qualquer praia do Interior do Ceará. Pelo contrário. Uma coisa positiva. A sanção da Lei dos Paredões eu não encontrei um paradão nessa cidade. Isso é uma coisa positiva. Já tem o Carnaval. Estou vindo lá da Dona Mocinha. Não tem nenhum paredão. Estive ontem na Praia de Iracema. Nenhum paredão. Para nossa felicidade. E creio que a sanção na Lei no período do Carnaval ajudou a coibir os abusos da poluição sonora,
- LAURIBERTO BRAGA - Ontem a secretária de Cultura, Fátima Mesquita em entrevista para gente, disse os sete polos do Carnaval já estão consolidados. O que falta, e é o que a Prefeitura vai lutar para o ano que vem é mais o apoio da iniciativa privada para que traga mais gente e tenha esta infraestrutura mais solidificada ainda.
- Acrísio Sena - "Nós temos que chamar a Rede Hoteleira, os donos das barracas da Praia do Futuro, quem trabalha com alimentação e bebida em Fortaleza para discutir do Réveillon, Pré-Carnaval e Carnaval. Porque se você pega depois do Natal, Ano-Novo emendou Natal, Ano-Novo, as férias, o Pré-Carnaval e o Carnaval agora. Não é justo que o Município de Fortaleza arque com essas despesas integralmente. Vamos ter que chamar a iniciativa privada para dar sua contrapartida. Eu estive na Praia do Futuro toda lotada. Como é que entram os donos das barracas na contrapartida com relação ao Pré-Carnaval e ao Carnaval? Como é que entra a Rede Hoteleira? Como é que entram os bares e restaurantes de Fortaleza? E como é que entra a Prefeitura? Tem que sentar a mesa todos esses segmentos e construir esta pauta positiva para cidade.
- LAURIBERTO BRAGA - Houve uma inovação este ano com o Pólo do Parque da Liberdade (Cidade da Criança).
- Acrísio Sena - "Mais um polo positivo. Outro que mesmo sem ser oficial, o do Benfica ontem à noite teve o encontro dos maracatus. Eles fizeram um simbologia. Todo um ritual que resgata a tradição do maracatu.Ontem houve o encontro de todos os maracatus no Benfica. Então o Benfica é um polo que tem que ser potencializado. O de Messejana e esse lá do Parque das Crianças. Vejo que como é bonito está aqui na Domingos Olímpio junto com a imprensa presenciando o último dia de Carnaval com a presença maciça de foliões, de amantes, de brincantes e do povo que gosta do bom Carnaval. Um Carnaval sadio e da paz em Fortaleza.
Comentários
Postar um comentário