O deputado Welington Landim (PSB) defendeu os avanços nas políticas de combate à pobreza tanto do Governo Federal quanto do Estadual. O parlamentar fez pronunciamento durante a sessão de ontem e destacou que “o governo Cid Gomes, particularmente, avançou muito nos oito objetivos de desenvolvimento do milênio traçados pela Organização das Nações Unidas”. “No Brasil, os avanços foram significativos. Uma política exitosa de distribuição de renda fez com que milhões de brasileiros deixassem a linha da miséria”, destacou.
O líder do bloco parlamentar PSB-PT, Welington Landim, citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), indicando que no Ceará, em 2010, 23% da população obteve renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo. “São dois milhões de pessoas nesta situação, mais da metade da população do Ceará ainda se encontra abaixo da linha da pobreza. Estes índices do Ceará são mais de duas vezes superior ao registrado no Brasil e 0,5 ponto percentual maior que o do Nordeste. Esta situação é histórica, não é desse Governo”, lamentou Landim.
No entanto, ele avalia que os avanços aconteceram e destacou que o governador é comprometido com o combate à pobreza. O deputado citou trecho do discurso de posse de Cid Gomes, no qual ele afirmou que “investir no social, apostar na distribuição de renda é a mais sábia política desenvolvimentista”.
Landim citou dados de relatório divulgado pela Secretaria de Planejamento e Gestão que comprova a redução da pobreza. De acordo com os dados, em 1992, o Ceará possuía 68,26% da população abaixo da linha da pobreza e essa proporção caiu para 39,22% em 2010. “Isso, sem dúvida, mostra o esforço do Governo do Estado em reduzir a pobreza”, avaliou.
Welington também defende que a situação melhorou no Brasil a partir de 1992, com os programas sociais do Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado lembrou ainda que assim que foi empossada como presidente, Dilma Rousseff anunciou o PAC de combate à pobreza, que contempla inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços de transferência de renda, da rede de serviços públicos, de saneamento e de qualificação profissional.
Os deputados Fernando Hugo (PSDB) e Antônio Carlos (PT) fizeram apartes ao pronunciamento de Welington. Para Fernando Hugo, é extremamente benéfico que o governo de Cid Gomes esteja utilizando para o combate à pobreza três projetos que iniciaram na gestão de Tasso e de outros governadores tucanos: o projeto São José, o incentivo à industrialização e o Fundo de Combate à Pobreza (Fecop).
Já o deputado Antônio Carlos ressaltou que, no Ceará, o número de empregos formais no quadriênio 2007/2010 foi de 218.742, número recorde. Segundo ele, o Ceará é um estado com muita miséria e desigualdade social, mas tanto o governador Cid Gomes como a presidente Dilma estão comprometidos em inverter essa lógica.
Comentários
Postar um comentário