Na tarde de sexta (11), foi realizada a visita de um grupo de blogueiros e tuiteiros ao Estádio Presidente Vargas. Após reunião, em que foram apresentadas fotos e dados sobre a requalificação do equipamento, o Secretario de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Evaldo Lima, respondeu, em tempo real, às perguntas dos tuiteiros que o assistiam on line através do twitcam. Por meio da internet e interação ao vivo, a população de Fortaleza pôde tirar suas dúvidas sobre a reforma, iniciada há 13 meses, com previsão de término em março próximo.
No local, também esteve presente o titular da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, Estevão Romcy; e o engenheiro responsável pela obra, Océlio Valente, que tirou as dúvidas dos presentes durante a visita guiada ao estádio. Segundo Océlio, "o antigo PV serviu apenas como fôrma para a construção de um novo estádio", dado o estado de deteriorização em que foi encontrado e a magnitude do projeto de modernização do equipamento.
Nos últimos dias 3 e 9 de fevereiro, o equipamento também abriu suas portas para a imprensa e aos representantes de torcidas organizadas, respectivamente. Além disso, a Comissão Especial de acompanhamento das obras do estádio Presidente Vargas, da Câmara Municipal de Fortaleza, vem realizando várias visitas ao equipamento - a última foi ontem (11) pela manhã. Dessa forma, a administração municipal se antecipa em prestar contas aos fortalezenses sobre a dimensão, complexidade e modernidade da obra de reforma e requalificação do PV.
Saiba mais
O antigo PV que conhecíamos não existirá mais, exceto em sua fachada principal, tombada pelo patrimônio histórico. O novo PV será um estádio moderno e confortável, mas preservando a tradição de uma história de mais de 70 anos. O processo de reforma e modernização segue normas da FIFA, da CBF e do Estatuto do Torcedor, além das normas universais de acessibilidade.
A nova estrutura contará, por exemplo, com 12 rampas de acesso; capacidade de 20.050 torcedores; dois elevadores para imprensa e pessoas com deficiência; quatro entradas, impossibilitando encontro de torcidas; e alambrado de vidro laminado e temperado, à prova de fogo e impactos. O sistema de controle de acesso conta com catracas eletrônicas que identificam o torcedor pelo nome e foto; haverá duas salas de juizados e uma de delegacia; além de 105 câmaras de monitoramento.
Depoimentos de alguns blogueiros e tuiteiros visitantes
"A explanação sobre o PV foi muito esclarecedora; e foi muito bom ver de perto o andamento das obras no estádio. Eu sabia que o PV ficaria moderno, mas ainda assim me surpreendeu, principalmente na parte da acessibilidade, que democratiza o acesso ao estádio. Além disso, o novo alambrado - de vidro - aumenta a visibilidade do campo e dará uma sensação de estarmos mais próximos dos jogadores."
Leandro da Silva, 26 anos, estudante de História na UFC.
"Fico feliz em ver esse equipamento esportivo renascer. O PV está dentro da minha expectativa: charmoso, compacto e moderno. Com certeza, quem vier visitá-lo com a a imagem do velho PV em mente terá uma sensação de impacto, pois o que foi prometido, está sendo cumprido."
Daiany França, 22 anos, professora de Educação Física.
"Vivi minha infância aqui, pois moro vizinho ao PV. Acho fantástica a requalificação do estádio porque isso vai mudar o ritmo do bairro e teremos algo de primeiro mundo. Todo mundo tem um carinho pelo PV; ele é a cara de 'domingo à tarde'. Depois de pronto ele poderá voltar a receber as famílias e moradores do bairro que já não o frequentavam mais. E, muito além da Copa, teremos um bem que vai ficar pra gente."
Fernando Elpídio, 31 anos, promotor de eventos.
-
Mais informações na assessoria de Comunicação da Secel (3105-1342), falar com Isabelle Azevedo (8868-7186), durante a manhã; ou Luciana de Paula (8776-6181), durante a tarde.
Comentários
Postar um comentário