"O Brasil está atrás de importantes competidores internacionais em oito fatores que determinam a competitividade do produto nacional: disponibilidade e custo da mão de obra, disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística, peso dos tributos, ambientes macro e microeconômico, educação e tecnologia e inovação. A posição relativa do Brasil frente a 13 países está no Relatório Competitividade 2010, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou hoje, no 5º Encontro Nacional da Indústria, em São Paulo.
O Relatório da CNI compara as condições do Brasil com 13 países, selecionados de acordo com características econômicas, sociais e de participação no mercado internacional. Os países são: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia, Espanha, Índia, México, Polônia e Rússia. Nesse grupo, o Brasil é o último colocado no quesito disponibilidade e custos de capital, o 12º em infraestrutura e logística e o 13º em carga tributária.
De acordo com o estudo, o país só está à frente da África do Sul no quesito disponibilidade e custo da mão de obra e perde para Austrália, Canadá, Rússia, México, China, Polônia, Espanha, Índia e Coréia. Também está nos últimos lugares em disponibilidade e custo do capital, infraestrutura e logística e carga tributária.
Nos fatores macro e microeconômicos que afetam a competitividade das empresas, o Brasil também ocupa os últimos lugares. É o 14º em volume de investimentos e em evolução da taxa de câmbio real. Fica em 10º lugar na atração de investimentos diretos estrangeiros, em nono lugar em taxa de inflação e, em oitavo, no quesito dívida bruta do governo.
O Relatório Competitividade 2010 e as propostas para o país crescer de forma sustentável estão sendo discutidos no 5º Encontro Nacional da Indústria, que começou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, e termina nesta quinta-feira, 2 de dezembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento, organizado pela CNI, reúne cerca de 1.500 empresários e líderes sindicais da indústria.
O Relatório Competitividade 2010 está no site da CNI no link:
http://www.cni.org.br/portal/
Comentários
Postar um comentário