O Dia do Engenheiro, do Arquiteto e do Agrimensor, que transcorre em 11 de dezembro, será marcado este ano por uma série de atividades programadas pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE).
Destacam-se na programação a inauguração da Biblioteca Telmo Bessa, na sede do Crea-CE, na rua Castro e Silva, 81, Centro; a sessão solene alusiva à data na Assembleia Legislativa, às 19 horas do próximo dia 10 (sexta-feira) e a inauguração do Centro Cultural do Crea-CE, no dia 11, a partir das 19 horas, na cobertura da sede do Conselho, edifício que já abrigou o antigo San Pedro Hotel, conhecido por receber autoridades e celebridades que visitavam Fortaleza.
A inauguração da Biblioteca Telmo Bessa é uma iniciativa da autarquia na área cultural e educacional da mais alta importância, ressalta o presidente do Crea-CE, engenheiro eletricista Antônio Salvador da Rocha. Explica que a biblioteca será especializada em títulos da área tecnológica e sobre a organização profissional. Também disponibilizará as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o Brasil e o Mercosul.
"O acervo da Biblioteca do Conselho reúne títulos raros em Fortaleza", informa Salvador da Rocha, citando as doações recebidas da família de Telmo Bessa (já falecido) e da própria Secretaria de Cultura do Estado (Secult), dentre outras.
QUEM FOI TELMO BESSA
Um homem à frente de seu tempo, Telmo Bessa era formado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA e em Ciências Econômicas pela UFC. Atuou como engenheiro em diversas empresas, aposentando-se pela RFFSA em 1987, como chefe do Departamento de Mecânica. Foi também chefe do Departamento de Mecânica e Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.
Depois de dar um passo decisivo para a requalificação do Centro de Fortaleza, ao transferir sua sede para o prédio onde funcionou o antigo San Pedro Hotel (Rua Castro e Silva, 81), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE) ingressa agora no seleto rol das instituições que contribuem, diretamente, para a valorização e difusão da cultura.
Como parte das atividades alusivas ao Dia do Engenheiro, do Arquiteto e do Agrimensor, no dia 11 próximo (sábado) a autarquia inaugura Centro Cultural Crea-CE na cobertura do edifício que, novamente, fará parte da história da cidade, desta vez por abrigar um equipamento voltado essencialmente para as diversas manifestações artísticas.
Em uma área de aproximadamente 350 metros quadrados, o Centro Cultural do Crea-CE conta com uma Galeria de Arte, destinada a se consolidar na agenda cultural da cidade, e com uma aconchegante cafeteria. Além da bela paisagem que oferece aos seus visitantes - que inclui a visão do mar e de edificações e logradouros significativos para a vida dos moradores da capital cearense -, o Centro Cultural vai contribuir para integrar, mais ainda, os diversos segmentos profissionais representados pelo Crea, oferecendo-lhes um espaço para exposições de pintura, fotografia, gravura, escultura, lançamento de livros, shows musicais, palestras e apresentações teatrais.
Assim, o Centro Cultural do Crea segue um movimento mundial da crescente participação de instituições da sociedade no incentivo e na promoção do acesso de todos à cultura. Um pouco da trajetória percorrida do Conselho até a efetivação deste projeto será retratado na exposição fotográfica inaugural. "São 30 fotos que mostram as etapas relevantes na história do Conselho até a inauguração desse novo equipamento que, certamente, trará uma contribuição determinante para a democratização da cultura em Fortaleza", reitera Antônio Salvador da Rocha.
Assessora de Imprensa do Crea-CE
Mozarly Almeida 9619.2181
Comentários
Postar um comentário