A Universidade Federal do Ceará (UFC) entregou ontem à noite o título de Doutor Honoris Causa ao médico e escritor Valton de Miranda Leitão. A concessão do título foi proposta pelo Departamento de Ciências Sociais da UFC e aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário, a 25 de maio de 2009. Nessa instância, o parecer favorável foi apresentado pela professora Maria de Fátima Oliveira Costa, diretora do Centro de Humanidades. A justificativa apresentada pelo Departamento de Ciências Sociais enfatiza que “o Dr. Valton Miranda há muito tem seu nome solidamente firmado através de uma exemplar atuação profissional e expressiva inserção nas discussões dos problemas sociais e políticos de nosso tempo. Médico psiquiatra desde 1966, distingue-se pelo compromisso a elevados preceitos éticos e humanísticos”.
Valton Miranda nasceu em Teresina (PI). Fez os estudos secundários em Fortaleza, no Colégio Cearense. É graduado pela Faculdade de Medicina da UFC, com especialização em Psicoterapia Psicanalística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre outras atividades na Medicina, foi preceptor na residência de Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental de Messejana (1970-1973) e integrou a Consultoria Psiquiátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre (1974-1976). Autor de livros e com dezenas de comunicações apresentadas em congressos e outros encontros científicos, é professor da Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Fortaleza desde 1997. Foi fundador do Partido Socialista Brasileiro no Ceará e tem atuação marcante na imprensa.
A relatora, professora Maria de Fátima Oliveira Costa, reitera que Valton Miranda “...sempre de maneira atuante, demonstra rica participação na sociedade cearense, interessado em registrar seu interesse de forma responsável, humana e cidadã pelas questões relatadas e vivenciadas na saúde, na política e na vida de cidadão”.
Comentários
Postar um comentário