"Mudanças no O POVO. A edição de amanhã do jornal demarca um novo salto. Agora, dado sob o condão da simplicidade que os 82 anos de história lhe asseguram. E as novidades não são poucas. Primeiro, há uma página inteira dedicada a elas. Chama-se Tendências e irá vasculhar exatamente aquilo que está na proa, mas, porque há uma enxurrada de informações para lá e para cá, jamais é percebido de forma mais clara.
O editor-chefe-executivo Erick Guimarães entrega a receita da reforma gráfico-editorial do O POVO: “É uma reforma que traz muito fortemente o conceito de simplicidade”. Todo o conteúdo visual e editorial é orientado por esse princípio, cuja aplicação já havia norteado a reforma de 2007, mas, agora, define de maneira acentuada a transformação por que passa esse octogenário. Em entrevista no suplemento que circulará amanhã, junto com o jornal, o designer Rodrigo Fino, que é presidente da García Media na América Latina, resumiu bem o espírito que move O POVO: “O jornal é um conceito editorial. É uma evolução constante”. O suplemento, o Guia de Estilo e Conceito Tempo da Simplicidade, é um manual prático que orientará o leitor pelas páginas deste novo jornal.
A reforma do O POVO é simples, mas abrangente: da primeira até a última página, o jornal apresenta novidades. A primeira delas está no primeiro caderno, cuja página 24 horas”expõe os últimos acontecimentos do dia. Nele, a opinião ganha espaço generoso. O conteúdo analítico é uma das vertentes do novo projeto. Completando, a cobertura do noticiário local se fortalece ainda mais, enxergando nos fatos locais os aspectos mais importantes.
Se a página Tendências é a joia da coroa, o novo caderno Esportes é a cereja do bolo. Em formato tabloide, com circulação de segunda a segunda, Esportes alarga o “espectro jornalístico do O POVO”, conforme assinala Erick Guimarães. Segundo Rafael Luis, editor-adjunto do Núcleo de Cotidiano, “com a mudança, a nossa cobertura ganha uma maior visibilidade”. O formato tabloide permite um manuseio simplificado.
Outro conceito forte da reforma gráfico-editorial, cujo processo de feitura consumiu dez meses de pesquisa, é o do localismo, que se traduz na aproximação de fatos de repercussão nacional e mundial com o leitor do O POVO. Essas linhas-mestras da reforma implicam mudanças importantes. Uma delas é o destaque dado à cobertura de economia, que, de quinta-feira a domingo, migra para um caderno próprio, valorizando essa temática.
De acordo com o editor-chefe-executivo do O POVO, “outra novidade impactante são os cadernos Veículos e o Jornal do Leitor, que ganha mais espaço para a educação”. Segundo Gil Dicelli, editor-executivo do Núcleo de Imagem do jornal, todas essas mudanças têm uma única finalidade: “Tornar a leitura do O POVOcada vez mais simples”.
Comentários
Postar um comentário