Hoje é de conscientização e ação cidadã em favor do meio ambiente. Neste sábado, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) abre oficialmente a programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, em Fortaleza. Houveá mutirão de limpeza ao longo da avenida Beira Mar, percorrendo uma faixa de areia de 1,4 mil metros entre os hotéis Othon Palace e Ponta Mar. Mergulhadores do Instituto Atlântida fizeram a limpeza no fundo do mar com o apoio de três barcos. A Semace mobiliza estudantes universitários para colaborar com a campanha de preservação dos recursos hídricos.
"O objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos como bem fundamental para a sociedade, tanto por sua função ecológica como pela manutenção de espaços públicos de lazer e contato com a natureza", afirma a chefe da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) da Semace, Virgínia Carvalho. Ela explica que é preciso ação do poder público e colaboração da sociedade para combater a poluição dos recursos hídricos, que tem como principais causas a disposição inadequada do lixo e o lançamento de esgotos e efluentes agrícolas, entre outros problemas.
A campanha chama a atenção para as Unidades de Conservação, com mutirões em quatro unidades nos municípios de Beberibe, Pacatuba, Itapipoca, Russas e Maranguape. Entre as metas específicas para as UCs estão a análise do tipo de lixo que é descartado próximo aos recursos hídricos a fim de formular ações educativas direcionadas a moradores e frequentadores, elaboração e divulgação de estudos a partir dos resultados da limpeza e ainda o incentivo às articulações para a gestão dos resíduos sólidos.
O Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas foi criado pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a conferência internacional Eco-92, sendo realizado anualmente no último fim de semana de novembro. Desde 1993, a Semace promove ações alusivas à data, para divulgar a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos em todo o Estado.
Assessoria de Comunicação
3101-5554/Fhilipe Augusto (8605-9501)
Comentários
Postar um comentário