O professor de Jogos Digitais da Estácio Fic, Daniel Gularte, lança amanhã o livro “Jogos Eletrônicos: 50 anos de interação e diversão”. A obra aborda temas voltados para quem procura conhecer, relembrar e aprender mais sobre os diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, curiosidades e peculiaridades ao longo destes 50 anos de história. Dentro da programação, com início previsto para as 15 horas, haverá "degustação de consoles", palestra sobre jogos e, para encerrar, sessão de autógrafos. O livro traz ainda datas, fotos, tabelas e informações adicionais sobre videogames, computadores, fliperamas e jogos portáteis. É publicado pelas editoras Novas Ideias e 2AB e está disponível para venda nas principais livrarias e sites por R$39,90.
O autor conta que desde muito pequeno teve contato com a primeira geração de videogames, um Telejogo, presente do tio que tinha viajado para o Rio de Janeiro e trouxe a novidade. Era final da década de 70, e na época ele tinha quatro anos. “Quando criança eu pensava que tudo era magia. Como carros, animais e monstros fantásticos saíam de uma caixa tão pequena, passavam por fios mais finos ainda e apareciam na televisão? Esta curiosidade foi a força motriz de tudo”, diz. Desde então não parou mais de pesquisar sobre jogos eletrônicos. “É fascinante como isso se tornou uma cultura e também uma expressão social. Daí, me tornei colecionador e pesquisador”, completa Daniel Gularte.
Formação - Fortaleza vem ganhando cada vez mais destaque no ramo, principalmente com o surgimento do primeiro curso de Jogos Digitais, ofertado de forma pioneira no Norte e Nordeste pela Estácio Fic, desde de 2008.
A Graduação Tecnológica em Jogos Digitais é ministrada na Unidade Moreira Campos (Aldeota), tem duração de três anos e oferece 200 vagas anualmente (manhã e noite). No final de 2010, a primeira turma conclui o curso.
A proposta do curso não é de desenvolver apenas games de entretenimento, mas também o uso de jogos na reabilitação de pacientes em tratamento fisioterápico, em crianças com problemas de gagueira, ou até mesmo, criando ferramentas para o ensino de idiomas, como o inglês.
Sobre o autor - Daniel Gularte é arquiteto e designer. Pós-graduado em Design Digital e mestrando em Computação. É professor dos cursos de Design e Jogos Digitais na Estácio Fic e pesquisador do CNPq em novas tecnologias. Executa projetos de design digital, jogos e comunicação visual. É escritor e pesquisador de jogos eletrônicos, além de colecionador de videogames de todas as épocas.
Sobre a Estácio - Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio é controlada pelos sócios fundadores e por fundos administrados pela GP Investments. Com 40 anos de atuação no setor de ensino superior, a empresa possui, hoje, cerca de 4 mil funcionários diretos, um corpo docente de 8 mil professores e 214,8 mil alunos matriculados. Formada por 28 Instituições de Ensino entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 35 cidades de 16 estados do país e também no Paraguai. Com um total de 72 campi, estas instituições oferecem diversos cursos presenciais e à distância de Graduação tradicional e Graduação Tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e dois cursos de Doutorado (Direito e Educação), além de vários cursos de especialização.
Serviço - A Livraria Cultura fica localizada na Avenida Dom Luis, 1010 – Shopping Varanda Mall – Aldeota.
A Unidade Moreira Campos da Estácio Fic fica na Rua Visconde de Mauá, 1940 – Aldeota.
Comentários
Postar um comentário