A Secretaria da Saúde do Estado, o Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT) oferecem amanhã, na Praça do Ferreira, a partir das oito da manhã, um dia de serviços à população para o diagnóstico de doenças pulmonares que podem levar à morte, como tuberculose, câncer de pulmão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras. A ação marca o Dia Mundial da Espirometria, o exame que é a principal ferrementa para o diagnóstico das doenças pulmonares.
Serão realizados testes de espirometria, avaliações para identificar pacientes com problemas respiratórios, encaminhamentos ao pneumologista e prestados esclarecimentos sobre as doenças respiratórias. Haverá, ainda, distribuição de material informativo. A expectativa é atender cerca de 800 pessoas. A proposta da ação é sensibilizar a populações sobre os danos causados pelas doenças do pulmão.
A espirometria é um exame indolor, rápido e não invasivo. Ele mede a quantidade (volume) e a velocidade (fluxo) do ar inspirado e expirado elos pulmões. O exame é realizado por fisioterapeutas especializados, com o aparelho espirômetro. Em Fortaleza, o exame é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Messejana, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hosptal Geral César Cals e no Hospital Universitário Walter Cantídio".
Comentários
Postar um comentário