Em sua quinta edição, cumprindo com a missão de reconhecer e estimular publicações sobre saúde mental na imprensa, o Prêmio de Jornalismo da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) leva o nome do psiquiatra cearense Nilson de Moura Fé, falecido no final do ano passado, em homenagem à luta incansável que dedicou pela diminuição do estigma que cerca os pacientes de transtornos mentais e a melhorias nas políticas públicas de atendimento.
O Prêmio ABP de Jornalismo – Nilson de Moura Fé reconhecerá os trabalhos divulgados no período de 01 janeiro de 2009 a 01 de agosto de 2010, pelos veículos de comunicação sediados em todo território nacional que abordem temas ligados à psiquiatria e que valorizem a auto-estima dos portadores, minimizando o preconceito, esclarecendo dúvidas da população e defendendo políticas públicas de saúde que melhorem o acesso e qualidade no atendimento dos doentes. Os candidatos devem encaminhar os seus trabalhos até o dia 15 de setembro de 2010, para o endereço da ABP em São Paulo (Rua Pedro de Toledo, 967 C1 - Vila Clementino - CEP: 04039-032 – SP). As fichas de inscrição podem ser obtidas através do site da ABP:http://www.abpbrasil.org.br/
Os vencedores nas categorias mídia impressos, rádio, televisão e on-line receberão prêmio de R$ 1.000 cada, além de uma premiação especial, o Grande Prêmio de Jornalismo, para a melhor publicação do ano, no valor de R$ 5.000. A premiação será realizada durante o 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontece no Ceará de 27 a 30 de outubro deste ano.
”A premiação atende uma das premissas básicas da ABP, que é incentivar iniciativas direcionadas à elevação do conhecimento sobre as problemáticas existentes na área da saúde mental no Brasil, colaborando para discussões que minimizem essas questões”, afirma o presidente da ABP, João Alberto de Carvalho.
Nilson de Moura Fé - Um dos psiquiatras mais conceituados do país, Nilson de Moura Fé consolidou sua carreira no Estado do Ceará, onde foi Coordenador da Saúde Mental do Estado por muitos anos. Defendia “a psiquiatria para todos” e era reconhecimento como “o homem da reforma psiquiátrica do Ceará”.
Fez história na saúde pública com a formulação de políticas inovadoras, colaborando com a construção de um sistema de atenção em saúde mental, incentivando a implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Nordeste, no município de Iguatu, em 1990, até o último a ser inaugurado no Ceará, totalizando 96 serviços em sua gestão como coordenador.
A trajetória do psiquiatra teve início no Ceará em 1958, quando veio do Piauí, seu Estado natal. Médico, formado em 1964, implantou o Programa de Interiorização da Saúde Mental (Pisam) e mais recentemente integrava a Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina (Cremec).
Preocupado com a formação profissional, implantou o primeiro Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Ceará, na década de 1980, estimulando a qualificação de médicos clínicos em Saúde Mental, apoiando as Jornadas de Saúde Mental em todo o Estado e realizando os três Encontros de Saúde Mental das Macrorregiões de Saúde do Ceará, tendo sido o encontro de Fortaleza o maior evento promovido na área, com a participação de 400 profissionais.
• Premio de Jornalismo da ABP - Os candidatos devem encaminhar os seus trabalhos até o dia 15 de setembro de 2010, para o endereço: ABP SP - Rua Pedro de Toledo, 967 C1 - Vila Clementino - CEP: 04039-032 – SP
As fichas de inscrição podem ser obtidas através do site da ABP http://www.abpbrasil.org.br/
• Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Juliana Lousada (85) 8765.5727 –julianalousada@ad2m.com.br ou Bruno Sampaio (85) 9605.0462- bruno@ad2m.com.br
Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)
Comentários
Postar um comentário