O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) inaugura amanhã, às 14 horas, 70 novos leitos de internação. O número de leitos no hospital aumenta de 413 para 483. Antes da atual gestão, eram 319 leitos. Serão inaugurados ainda o prédio do setor administrativo e a entrada principal do HGF, que fica na Rua Ávila Goulart, 900, Papicu. E as obras de revitalização continuam em andamento. Até o final deste ano serão entregues à população a nova emergência obstétrica e a unidade de coleta de exames. O hospital vai ganhar ainda um novo setor de hemodiálise, farmácia, refeitório, cozinha e almoxarifado.
Com os 70 novos leitos do HGF, somados ao total de leitos de todas as obras já concluídas e em funcionamento, e ainda as programadas pelo Governo do Estado, a capacidade de assistência à saúde no Ceará aumenta para 17.157 leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 1.409 são leitos novos, um incremento de 9,2% sobre os 15.712 leitos hospitalares do SUS existentes no Estado antes da implantação dos novos leitos. Foram entregues à população pela Secretaria da Saúde do Estado 264 novos leitos na rede pública de saúde, entre 2009 e 2010. Nas obras em execução serão entregues 294 leitos no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, que será inaugurado ainda este ano, 382 leitos no Hospital Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral, em construção, e na capital 63 leitos na terceira etapa da ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin.
O Ceará passou a ter nos últimos dois anos mais 94 leitos no HGF, 18 no Hospital Infantil Albert Sabin, 66 no Hospital Waldemar Alcântara, 58 no Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart, 18 no Hospital São José de Doenças Infecciosas, 7 no Hospital Geral César Cals e 3 no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC). Em maio de 2009, quando comemorava 40 anos, o HGF inaugurou a Unidade Régis Jucá, onde funcionam ambulatórios de 28 especialidades, além da UTI adulto com 38 leitos, UTI Neo-natal com 44 leitos de UTI e médio risco, centro cirúrgico, com 16 salas de cirurgia, centro obstétrico e setor de endoscopia. No mesmo ano, foi inaugurada a Unidade de AVC – a maior do país - com 20 leitos e equipe multidisciplinar. Paralela à ampliação e modernização da estrutura, foram realizados muitos outros avanços. Em dezembro, o HGF passou a realizar transplantes duplos de rim e pâncreas e transplantes de fígado. Em 2010, os avanços continuam. Desde julho, o HGF passou a utilizar novos e modernos equipamentos de hemodiálise – Sistema Terapêutico Genius –, voltado para terapias extracorpóreas em pacientes com insuficiência renal aguda(IRA). 12 máquinas são utilizadas por pacientes no próprio leito, de forma prática e segura. O sistema é utilizado em países da Europa e América Latina, e só usado em 20 hospitais da rede pública brasileira. No Ceará, o HGF foi o primeiro Hospital da rede SUS a fazer uso deste equipamento.
Mais informações: Assessoria de Comunicação do HGF - 3101-7086
Comentários
Postar um comentário