Depois de uma semana de espetáculos, debates, oficinas, fóruns, entre outras atividades, termina hoje, o XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, que há 18 anos desenvolve um forte e reconhecido trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões, o festival começou em quatro de setembro e ao longo da semana contou com espetáculos de teatro, dança, cultura popular tradicional, cortejos, shows musicais, além de um intenso programa de formação. O último dia da 17ª edição será marcado por homenagem, entrega do troféu Beija-Flor ao melhor espetáculo eleito pelo júri popular, debate,encontro de artistas-pesquisadores e diversas apresentações.
TROFÉU BEIJA-FLOR
Este ano o FNT presta uma homenagem a um dos grandes nomes do teatro no Ceará, o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme. Com quatro décadas de dedicação ao teatro e uma teatrografia de mais de 100 espetáculos realizados, o criador do Teatro Radical é homenageado não só por sua valiosa carreira, mas também por sua ligação artística e afetiva com o festival ao longo desses 17 anos, como ator, debatedor, professor ou consultor.
O homenageado recebe o Troféu Beija-Flor na solenidade de encerramento do XVII FNT, às 22 horas na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Na ocasião será entregue também o troféu ao melhor espetáculo da Mostra Nordeste eleito pelo júri popular do festival. Desta edição, nove montagens participaram desta mostra, sendo uma de cada estado da região.
ESPETÁCULOS
Após a solenidade, Ricardo Guilherme sobe ao palco do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, às 23h, com o espetáculo A Divina Comédia de Dante e Moacir, onde assina também texto e direção. Nele, Dante Alighieri (1265-1321), poeta italiano autor de A Divina Comédia (poema épico escrito entre 1307 e 1321), e Moacir, personagem do romance Iracema (publicado em 1865) de José de Alencar (1829-1877), filho de Iracema e Martim Soares Moreno, fazem uma viagem ao céu, onde Deus espera o prototípico cearense para um acerto de contas sobre a condição de judeu errante que caracteriza a cearensidade. Moacir e Dante percorrem, então, os tortuosos caminhos que os levam ao paraíso, passando pelo Purgatório, Inferno e Limbo. Após o diálogo com Deus, Moacir volta à Terra.
Antes disso, às 20 horas, o palco do teatro municipal é da MOSTRA SESC PALCO GIRATÓRIO, com Mi Muñequita, montagem produzida pela Ponte Cultural, de Santa Catarina. Entre o drama e a comédia, a peça conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, La Huerfanita, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família. A menina, chamada na peça de La Nena, vive com seus parentes desajustados, La Madre, uma mulher frustrada, El Padre, um homem ausente e El Tio, um senhor rancoroso, em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças.
O texto original, de Gabriel Calderón, faz enorme sucesso no Uruguai, em cartaz há quatro anos. Esta é a primeira vez que a obra é adaptada para a língua portuguesa. Na versão tupiniquim, traduzida por Esteban Campanela e com direção de Renato Turnes, Mi Muñequita ganha novas cenas e improvisos. O tom melodramático, tão comum na estética latina, é o ponto forte desta obra tragicômica.
A programação do último dia do XVII FNT conta ainda com a MOSTRA DE CULTURA POPULAR TRADICIONAL com o Reisado Mirim do Sítio Arábia, às 10 horas na Praça do Artesanato. Às 16 horas sai o CORTEJO DE CARETAS pelas ruas da cidade. Às 17 horas, a mostra PALCO CEARÁ conta com o grupo Teatro de Caretas na Praça do Teatro. Às 18h, na Praça do Artesanato, acontece a MOSTRA TEATRO INFANTIL com o Circo Tupiniquim em Mal Me Quer! Mal me Quer? Às 19h, na Praça do Teatro, a MOSTRA DE CULTURA POPULAR TRADICIONAL promove um Encontro de Reisados de Guaramiranga.
ARTISTAS PESQUISADORES
Um dos pontos fortes do FNT é o Programa de Formação, que inclui debates, fóruns, oficinas e encontros. Neste sábado termina o CICLO DE DEBATES sobre os espetáculos da Mostra Nordeste, às 10h na Sala do Mosteiro. Termina também o VIII Encontro e Artistas Pesquisadores, às 14 horas no Mosteiro, com a participação de três cearenses Diego Cavalcante vai expor sobre “A Arte do Corpo em Movimento”; Tiago Fortes, que é um dos debatedores desta edição do festival, vai discorrer sobre “O que Pode o Corpo de um Ator: outros modos de Sentir-Pensar-Existir a partir de Artaud”; e Wellington Junior vai apresentar seu estudo sobre “Réquiem para meus Pais: Eros, Tanatos na Performance Contemporânea”.
QUEM FAZ O XVII FNT
Para a realização da 17ª edição, a AGUA conta com os seguintes parceiros. Patrocínio: Oi. Promoção: Jornal O Povo. Apoio cultural: Oi Futuro e Coelce. Apoio: Tintas Hidracor. Parceria: Fecomércio / SESC-Ce. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Encerramento neste sábado, 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: (85)3321.1405, (85)3321.1621, (85)3321.1623 (Guaramiranga) e fnt@agua.art.br.Ingressos: Preços variam conforme o espetáculo. A Divina Comédia de Dante e Moacir (dia 11): 10,00 / 5,00. Outros espetáculos: R$ 5,00 / R$ 2,50. A programação completa está disponível no www.agua.art.br/fnt2010.
Comentários
Postar um comentário