Entre os dias 21 e 24 de setembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove, em parceria com a Unesco e apoio da Estácio Fic, a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente, baseado na obra de Edgar Morin. A expectativa é que cerca de 1.200 pessoas participem presencialmente do evento, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, e mais de cinco mil através de teleconferências espalhadas pelo país.
No total, 40 voluntários, entre alunos, professores e colaboradores da Estácio Fic estão envolvidos no apoio ao evento. Dez estudantes da pós-graduação em Planejamento e Gestão de Eventos ficarão responsáveis pela recepção do público. Outros 10, do curso de Jornalismo, ficarão no suporte à assessoria de imprensa da Unesco. Seis alunos de Educação Física vão garantir a animação dos participantes durante um luau que acontece no dia 23 (quinta-feira). Já os estudantes da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas darão suporte na operação e logística do sistema tecnológico.
O presidente de honra, que fará a palestra de abertura, será o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, autor de mais de 30 livros, incluindo a obra inspiradora do evento, “Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro”, publicada em 2001.
Segundo a diretora-geral da Estácio Fic, Ana Flávia Chaves, esta é uma ótima oportunidade para os alunos colocarem em prática o aprendizado da sala de aula, ainda mais com a importância e magnitude do evento. “A presença de Edgar Morin, referência na área de educação, atraindo pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo será uma experiência marcante para todos”, completa.
A Conferência será organizada em torno dos sete saberes de Morin, distribuídos em blocos temáticos:
- As cegueiras do conhecimento
- Os princípios do conhecimento pertinente
- Ensinar a condição humana
- Ensinar a identidade terrena
- Enfrentar as incertezas
- Ensinar a compreensão
- A ética do gênero humano
A ideia é que os debates da conferência resultem na elaboração de um documento com recomendações, a serem encaminhadas à Assembleia Geral das Nações Unidas, até o final do ano.
Sobre a Estácio - Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio é controlada pelos sócios fundadores e por fundos administrados pela GP Investments. Com 40 anos de atuação no setor de ensino superior, a empresa possui, hoje, cerca de 4 mil funcionários diretos, um corpo docente de 8 mil professores e 214,8 mil alunos matriculados. Formada por 28 Instituições de Ensino entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 16 estados do país e também no Paraguai. Com um total de 72 campi, estas instituições oferecem diversos cursos presenciais e à distância de Graduação tradicional e Graduação Tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito e Educação), além de vários cursos de especialização. (VSM Comunicação).
Comentários
Postar um comentário