"A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentará na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) um estudo inédito no país que abrange os principais setores exportadores do estado e indica mercados potenciais para negócios. O trabalho, intitulado Estudo de Oportunidades dos principais setores cearenses, contempla os segmentos de melões, bananas frescas ou secas, camarão congelado, lagosta congelada, castanhas de caju, massas alimentícias e preparações alimentícias, fios de algodão, tecidos de algodão, couro, produtos do couro, calçados, obras de trançaria, obras de pedras e semelhantes.
O estudo será apresentado pelo gerente da Unidade de Inteligência Comercial da Apex, Marcos Lélis, na próxima quarta-feira, 8 de setembro, às 18 horas, no auditório Luiz Esteves Neto, 5º andar da Casa da Indústria. A iniciativa marca os dois anos de convênio entre a Apex-Brasil e FIEC, e a consequente instalação de uma Unidade de Atendimento Apex-Brasil no Centro Internacional de Negócios (CIN). Além de Fortaleza, o estudo também será apresentado em Juazeiro do Norte, dia 9 de setembro, às 18h, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado à Avenida Dr. Leão Sampaio, 839. O evento em Fortaleza contará também com a presença do gerente geral de negócios da Apex-Brasil, Sérgio Costa.
Fomento às exportações - As Unidades de Atendimento Apex-Brasil, que contam com a parceria da Rede CIN, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), estão presentes em dez estados (Amazonas, Brasília, Ceará, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e visam fomentar as exportações brasileiras. No Ceará, a unidade fica no Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC e complementa a gama de serviços de inteligência e promoção comercial que o centro presta às pequenas e médias empresas cearenses.
Os empresários que procuram a unidade na FIEC têm acesso a informações técnicas e objetivas sobre oportunidades de negócios, como participar de projetos conjuntos da CNI e Apex-Brasil, acesso a dados de pesquisas e prospecções de mercados, permitindo a ampliação da base exportadora do estado.
Somente em 2009, a unidade promoveu 230 atendimentos a empresários, entidades setoriais, instituições de apoio, investidores estrangeiros e até estudantes. Desse total, aproximadamente 150 empresas foram cadastradas e qualificadas na ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) colocada à disposição pela Apex. Dessas, 58% são micro e pequenas; 17% são de porte médio e 12% são indústrias de grande porte. O percentual restante (13%) foi composto por empresas/investidores estrangeiros e entidades setoriais.
Serviço - Informações na Unidade Apex-Brasil no CIN/FIEC, pelos telefones (85) 3421-5417 / 3421-5421, com Laís Bertozo, ou Beatriz Bezerra.
Comentários
Postar um comentário