"O teatro e a figura de William Shakespeare são presenças constantes na produção audiovisual desde fins do século XIX, quando a primeira película shakespeariana foi realizada. Nos dias atuais suas obras se reproduzem no audiovisual, nos programas de TV, internet, games e até aplicativos de telefonia móvel. Pensando nisso, o Debates Incalculáveis de Agosto que acontece na próxima segunda (16) às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) vai refletir Shakespeare no universo audiovisual – da fidelidade à adaptação intercultural.
O Debates Incalculáveis é encontro aberto ao público promovido pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. O convidado do mês é o pesquisador Marcel Vieira, professor do Curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense.
Vieira vai refletir com o público sobre a relação das obras de Shakespeare e o audiovisual, a partir dos processos de tradução e adaptação intercultural das versões não-anglófonas das peças no cinema “como é o caso de filmes alemães, dinamarqueses, finlandeses, ganeses, indianos, chineses, mexicanos e, no que nos interessa mais, brasileiros. Essas adaptações encenam as tensões de significado entre a matriz teatral elisabetana e os contextos sócio-culturais de produção, que vão da paródia e do pastiche, até as recriações intertextuais pós-modernas” explica o pesquisador.
Serviço
Debates Incalculáveis “Shakespeare no universo audiovisual – da fidelidade à adaptação intercultural” dia 16 de agosto, segunda-feira, às 18h30 na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Grátis.
--
Comentários
Postar um comentário