"Em um mercado que exige cada vez mais de seus profissionais e de órgãos que lutem pelos trabalhadores, o representante comercial é o grande destaque entre o fornecedor dos produtos e o cliente, movimentando a economia local. Todos os dias, as pessoas realizam compras, das mais simples às mais sofisticadas, e esse processo só é permitido a partir do desempenho desses representantes comerciais, responsáveis por abrir novos mercados em uma sociedade competitiva. O trabalho desses profissionais, por meio da organização, do planejamento e das estratégias econômicas, atualiza e fomenta as relações comerciais necessárias para o crescimento e a manutenção da economia.
“O representante comercial é o mais importante elo entre a cadeia produtiva e o segmento consumidor. É o trabalhador que viaja por todas as regiões do país, gerando oportunidades de novos negócios para o comércio, abrindo mercados para as indústrias e contribuindo, também, para fomentar o setor de serviços, com a geração de empregos em diversas áreas, colaborando de forma decisiva para a arrecadação de mais impostos e criação de empregos, diretos e indiretos”, define Manoel Affonso M. de Farias Mello, presidente do Conselho Federal de Representantes Comerciais (CONFERE).
Só no Ceará são cerca de 25 mil representantes comerciais, dos quais estão registrados no Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará (Sindvendas) apenas 1.500 entre pessoas físicas e sócios das pessoas jurídicas. Cerca de 3.500 são ativos no Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará (CORECE). O número ainda é modesto, visto que ainda não há um grande interesse em criar laços sindicais por boa parte desses profissionais.
A atuação comercial desses profissionais ainda não obriga a sindicalização, já que o consumidor não pede a qualificação do representante, assim como acontece com os profissionais da área da saúde. Segundo Luis José de Menezes e Sousa, membro da diretoria do Sindvendas, o comércio é a essência da economia cearense e é de extrema importância que os profissionais atuem de acordo com as normas estabelecidas. “Os principais impactos aos representantes não sindicalizados são tanto na empresa, que pode estar suscetível à qualidade trabalhista, quanto na atuação e ética profissional do representante”, complementa Luis José.
Visando dar mais espaço para as ações dos representantes comerciais ligados ao Sindvendas e ao CORECE, será lançado nesta quinta-feira (5) um novo auditório na Casa do Representante Comercial (Rua Joaquim Nabuco, 3275 A Dionísio Torres). A cerimônia será a partir das 18 horas, aberta para os representantes associados, parceiros, convidados e autoridades. O novo auditório será mais um espaço oferecido pelo Sindvendas e CORECE para apoiar ações e debates, bem como treinamentos e reuniões que interfiram diretamente no trabalho da classe.
O diretor presidente do CORECE, José de Oliveira Filgueiras, e o presidente do Sindvendas, Joaquim da Silva Maia Júnior, receberão convidados especiais. Estão confirmados na cerimônia Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, presidente do Conselho Nacional de Representantes Comerciais, e os presidentes dos Conselhos Regionais do Distrito Federal, de Tocantins, do Amapá e do Rio Grande do Sul. Francisco Freitas, diretor da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), também estará no evento.
Comentários
Postar um comentário