"O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está apoiando o Projeto Poraquê, que desenvolve a tecnologia de substituição de motores de combustão interna por motores elétricos, em veículos de transporte urbanos. O apoio deu-se por meio da disponibilização de recursos da ordem de R$ 58,3 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). O montante foi utilizado na conversão de um carro modelo Volkkswagen Gol.
Para o autor do projeto, engenheiro Elifas Gurgel, o carro elétrico é o meio de transporte familiar com tecnologia adequada para a manutenção da biodiversidade. “A nossa proposta não é apresentar uma alternativa, mas sim uma evolução”, afirma Elifas, presidente do Clube do Carro Elétrico (www.clubedocarroeletrico.com.
Ele informa que a conversão é realizada por meio da substituição do motor a explosão por um motor elétrico; além da instalação de um conjunto de baterias e de muitos outros componentes elétricos. Após receber uma carga de 8 horas de duração, por meio da ligação de um cabo de alimentação a uma tomada comum, o veículo pode rodar até 150 km, e atingir uma velocidade de 130 km/h.
Fundeci - Criado pelo BNB em 1971, o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) tem como objetivo apoiar a realização de projetos de pesquisa e difusão tecnológica que contribuam para o aumento da competitividade da economia regional e para o incremento da geração de emprego e renda, com vistas à melhoria da qualidade da vida da população.
Mais recentemente, o Fundeci tem direcionado o foco de sua atuação no sentido de incentivar a participação do setor produtivo e de todas as parcerias que otimizem a utilização dos recursos disponíveis. Busca, assim, a valorização de pesquisas tecnológicas inovadoras que tenham reconhecida importância para o aproveitamento das potencialidades e competências regionais e o incremento da sustentabilidade dos empreendimentos.
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Ambiente de Comunicação Social
(85) 32993149
Comentários
Postar um comentário