Em tempos de acaloradas discussões sobre segurança pública, uma iniciativa de ressocialização de presos, desenvolvida por uma empresa cearense, ganha destaque durante o 38º SECOP (Seminário de Coordenação em Processamento de Dados), mais importante seminário nacional de informática voltado para a gestão pública do país, realizado desde ontem até amanhã na Fábrica de Negócios.
O modelo empregado pelo governo maranhense passa pela inserção no Sistema Prisional de uma administração com foco na redução dos gastos públicos e melhoria dos serviços prestados. O projeto foi implantado através de co-gestão com a VTI, empresa cearense que atua desde 1992 na gestão de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O projeto, que abrange as 16 unidades prisionais do Maranhão, será apresentado pelo especialista em segurança pública José Ribamar Machado Rodrigues na palestra “Tecnologia para uma vida melhor – um case de sucesso”, amanhã.
Segundo o diretor-geral da VTI, Viana Júnior, o Estado permanece responsável pela direção, infraestrutura e pelo processo legal que diz respeito ao cumprimento da pena e à custódia dos detentos, cabendo à VTIU atuar desde a consultoria, implementação da infraestrutura e da gestão do projeto em si.
“A empresa faz o levantamento de todas as informações físicas, históricas e sociais, relevantes ao Sistema Prisional, possibilitando um registro e acompanhamento completo do preso. É possível oferecer Assistência Jurídica, Psicológica, Médica, Odontológica, Psiquiátrica, Social, Ocupacional e Religiosa, melhorando a qualidade de vida e ressocialização dos internos, diminuindo as fugas e rebeliões nos presídios e otimizando o investimento dos recursos públicos”, destaca Viana Júnior.
Através da co-gestão, é possível contemplar todas as áreas de uma unidade prisional. Controlar o acesso às dependências das unidades prisionais; gerenciar os presos, suas ações e informações; controlar e registrar, de maneira segura, toda a vida prisional do detento; registrar os acontecimentos diários das unidades prisionais; fornecer informações estratégicas e on-line sobre a unidade prisional; implantar leitores biométricos para garantir o acesso seguro à unidade e ao ambiente de gestão.
Saiba Mais - A co-gestora se encarrega da gestão de pessoas, dos recursos humanos, recursos tecnológicos, mapeamento e definição de processos e da provisão de suprimentos e materiais para o pleno funcionamento do presídio e realiza o trabalho para a mudança comportamental (ressocialização) dos detentos, fator preponderante para o Estado e para sociedade. A parceria público-privada entre Governo do Estado do Maranhão e VTI será apresentada no 38º SECOP, amanhã.
No caso da VTI, a atuação – que abrange o Nordeste – vai desde a Consultoria (Gestão de Projetos, Governança em TI, Consultoria em TI); Integração (Infraestrutura de TIC e Software Livre); Desenvolvimento (Centro de Desenvolvimento e Fábrica de Integração); e Outsourcing (Gestão eletrônica de Documentos, Processos e Informação, Central de Atendimento e Serviços, Service Desk, Gestão Prisional e Eficientização Energética). Todo esse acompanhamento contribui para a eficiência dos serviços prestados pelos Governos à comunidade.
Sobre o 38º SECOP - O 38º SECOP será realizado em Fortaleza, na Fábrica de Negócios (antiga Fábrica Fortaleza), entre os dias 18 e 20 de agosto, reunindo cerca de 700 profissionais e especialistas de todo o mundo para discutir principalmente ações de governo eletrônico e conectividade do Governo com o cidadão, fomentando a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na área pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado. Os principais gestores da área governamental, nos seus diversos setores, estarão presentes ao evento. Haverá a presença de palestrantes de destaque nacional e internacional, além da apresentação de cases e mesas redondas.
Serviço - Apresentação do painel “Tecnologia para uma vida melhor. Um Case de Sucesso” no 38º Secop. Palestrante: José Ribamar Machado Rodrigues, especialista em segurança pública. Local: Fábrica de Negócios (Rua Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema, na sala 4). Horário: das 11h às 11h45.
VSM Comunicação
Assessoria de Imprensa
PABX.: (85) 3456.6100
Mara Beatriz Magalhães – 9999.0417 – MTE 01868JP
Jerfson Lins - 8866.3050 - MTE 02086JP
Comentários
Postar um comentário