O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) promoverá, na próxima segunda-feira, às 9 horas, a mesa redonda “Perspectivas de Desenvolvimento para o Brasil e a América Latina”, e o lançamento do livro “Viver juntos em igual dignidade: migrantes e luta contra as discriminações na Europa”, de autoria do economista e professor da Universidade de Paris, Pierre Salama. O evento acontecerá no miniauditório do BNB no Passaré (Avenida Pedro Ramalho, 5.700) e estará aberto ao público interessado no tema.
Participarão do debate Pierre Salama, Antônio Barros de Castro (UFRJ), Ana Célia Castro (UFRJ) e o superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), José Narciso Sobrinho, que mediará as exposições. Ao final das apresentações, haverá lançamento da publicação editada pelo BNB.
Viajante por excelência, Salama conhece as faces da pobreza em vários países do mundo. Sua tese de doutorado “Um processo de subdesenvolvimento: o caso da América Latina”, publicada nos anos 1970, tornou-se um clássico e influenciou o pensamento de muitos economistas brasileiros. No livro que será lançado em Fortaleza, ele analisa as discriminações em suas variedades e propõe meios de oposição a elas. O posfácio apresenta situação dos migrantes brasileiros, especificando a experiência nordestina, além de trazer referências às discriminações de gênero e cor no Brasil.
“Ao contribuir para disseminação de conhecimento no Brasil sobre as práticas de discriminação existentes na Europa, o BNB fornece subsídios para que estudiosos e pesquisadores possam entender melhor a realidade do Brasil, incluindo o Nordeste”, afirma o superintendente do Escritório Técnico de Desenvolvimento Econômico do Nordeste, José Narciso Sobrinho.
Sobre o seminário, a gerente do Ambiente de Estudos e Pesquisas do Etene, Jânia Pinho, ressalta a relevância em trazer ao debate a temática do desenvolvimento na América Latina e como se processa esta questão no Brasil.
_________________________
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Ambiente de Comunicação Social
(85) 32993149
Comentários
Postar um comentário