Amanhã será lançado o primeiro auto-ecoponto do Ceará. Trata-se de um terminal de auto-atendimento do Ecoelce, programa da Coelce que troca material reciclável por descontos na fatura de energia. O evento será realizado na abertura oficial da Feira do Empreendedor 2010, no Centro de Convenções Edson Queiroz, a partir das 18h30.
Na praça de alimentação da feira, o auto-ecoponto vai receber três tipos de resíduos: PET, alumínio e aço. Então, quem for ao evento vai poder trocar esses materiais por descontos na conta de energia indo até a máquina, colocando os resíduos nela e recebendo, na hora, o valor do bônus. O auto-ecoponto reserva, ainda, algumas surpresas para os interessados nesse ato de respeito à natureza.
Vale destacar que a máquina é mais um resultado do investimento da Coelce em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A idéia da distribuidora é aprimorar cada vez mais a inovação e permitir que, em pouco tempo, o auto-ecoponto já consiga fazer a coleta e a seleção de 17 tipos diferentes de resíduos.
Também na oportunidade, Coelce e Sebrae assinam convênio para que todo o resíduo gerado durante a feira seja doado, por meio do Ecoelce, à Casa da Irmã Inês. Além de ajudar essa instituição beneficente, a coleta seletiva dos resíduos vai possibilitar o destino correto do lixo, num sinal de preservação do meio ambiente.
Espaço Ambiental
Quem se interessa em saber mais sobre o projeto, fazer um cartão do Ecoelce ou mesmo experimentar o luxo que o lixo pode proporcionar, não pode deixar de visitar o estande do Ecoelce no Espaço Ambiental. Ele foi criado para, na feira, expor produtos e serviços limpos, a partir da energia eólica, das marés e do biodiesel, crédito de carbono, licenças ambientais, preservação ambiental e outras oportunidades em potencial para aqueles que valorizam a auto-sustentabilidade.
Tira-dúvidas sobre os resíduos que podem ser trocados no Ecoelce, relação de todos os pontos do programa espalhados não só em Fortaleza como nos municípios do Interior do Estado, brindes e emissão do cartão Ecoelce vão ser algumas das possibilidades. Além disso, um espaço de experiência vai estar reservado no estande para que o visitante constate as incríveis oportunidades de negócios advindas do lixo.
O Ecoelce
O programa, nascido em 2007, atende, hoje, a aproximadamente 236 mil famílias cadastradas e encerrou o mês de julho de 2010 alcançando expressivos indicadores. Já foram contabilizados 8.140 toneladas de resíduos, o que corresponde a uma economia de aproximadamente 31.000 GWh de energia, e concedidos R$ 975.837,83 em descontos na conta de energia. Há clientes que conseguem, todo mês, com as constantes trocas de resíduos, zerar a fatura.
Atualmente são 62 os postos de coleta ativos – 33 itinerantes e 29 fixos. Do total de postos fixos, 20 se localizam em Fortaleza e Região Metropolitana e nove no Interior do Estado. Entre os parceiros nessa iniciativa estão cooperativas de catadores, associações de moradores, condomínios, restaurantes, empresas, entre outros. Além dos componentes de resíduos gerarem matérias-primas, o Ecoelce também contribui para a redução do problema da destinação do lixo, é fonte de renda para a cadeia produtiva da reciclagem no Estado (desde o catador até a empresa recicladora) e ajuda na conservação e preservação do meio ambiente.
Para aderir à iniciativa, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce - que conta com um chip onde ficam registrados os dados do cliente - cadastrando-se nos postos de coleta do programa. Com o cartão em mãos, basta o cliente realizar a coleta seletiva, levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima conta de energia.
Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).
Saiba mais sobre a feira
Espaço de oportunidades, de interação e de orientação. Assim é a Feira do Empreendedor, um dos mais importantes eventos realizados pelo Sebrae, em todos os estados, desde 1995. Em cada edição, são oferecidas novas oportunidades para diferentes tipos de negócios e o acesso a informações gerenciais e tecnológicas que vão desde aquelas destinadas à abertura de empresas, a oficinas, palestras e cursos direcionados ao desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora. A idéia da Feira do Empreendedor é contribuir para o surgimento e a consolidação de negócios viáveis e sustentáveis.
SERVIÇO: Feira do Empreendedor, dia 4 a 7 de agosto de 2010, das 14h às 22h, no Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1.141, Edson Queiroz)
Comentários
Postar um comentário