"A Associação Amigos do Piano do Ceará – APICE iniciou em maio a série “Pianíssimo”, uma programação onde busca promover e incentivar a música de concerto, em especial, a cultura pianística. A primeira a se apresentar foi a manauara Maria José Morais. Amanhã, a entidade promove o segundo PIANÍSSIMO. A convidada é Gabriela Guerra, representando a nova geração de pianistas cearenses. A apresentação será às 19h30 no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota). A entrada é gratuita.
Nascida em Fortaleza em 1991, Gabriela Guerra é um jovem talento que desponta no meio pianístico cearense, tendo iniciado seus estudos musicais aos 12 anos. É aluna da professora Margarida Selma e tem participado brilhantemente de vários recitais realizados na capital cearense. A pianista foi selecionada para a Parouch Manhattan Community College em New York onde aperfeiçoará seus estudos artísticos em nível universitário.
PROGRAMA - A primeira parte do programa é uma homenagem ao bicentenário de nascimento de FrédéricChopin. Do compositor polonês, Gabriela Guerra intrepreta “Estudo opus 10 n. 5”, “Valsa opus posthumous em Mi menor” e “Fantasia Imprompto opus 66”.
Na segunda parte, a pianista apresenta repertório de compositores brasileiros. De Ernesto Nazareth, “Apanhei-te Cavaquinho” e “Batuque”; de Oscar Lourenzo Fernandez, “Miniaturas n. 1”; de Heitor Villa Lobos, “1a Suite Infantil (Bailando, Nené vai dormir, Artimanhas, Reflexões e No Balanço)”, “Prelúdio Bachiana n.4” e “Poema Singelo”.
A APICE - A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PIANO DO CEARÁ (APICE) é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por iniciativa de professores, estudantes e intérpretes de piano com o interesse de promover e incentivar o estudo, a pesquisa e a prática de atividades relacionadas à música de concerto, com ênfase na formação e divulgação da cultura pianística. Tem como objetivo central difundir a música de concerto visando a formação de plateia e o enriquecimento cultural da sociedade cearense de uma maneira geral.
Para isso, a associação pretende desenvolver concertos didáticos, programa de rádio, realização de saraus em ambientes familiares e pequenos teatros, cursos de Apreciação Musical e História da Música; Centro de Pesquisa e Informação acerca da cultura pianística: repertório, compositores, novas metodologias, intérpretes, afinadores, tipos de instrumentos, escolas, concursos; mapeamento dos pianos existentes no estado do Ceará e viabilizar a experiência musical de jovens cearenses no Conservatório de Briançon, na França.
Qualquer pessoa pode associar-se à APICE. Basta pagar uma taxa anual de R$ 80,00 (R$ 60,00 para estudantes). Todos os sócios beneméritos podem usufruir gratuitamente de todas as atividades promovidas pela associação. Quem não for associado também pode colaborar por meio de doações avulsas, apoios culturais e parcerias com outras instituições de caráter artístico-cultural.
SERVIÇO
Concerto PIANÍSSIMO com Gabriela Guerra - Amanhã, às 19h30 no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota). No repertório, Frédéric Chopin, Ernesto Nazareth, Oscar Lourenzo Fernandez e Heitor Villa Lobos. Informações: 3264.7038 eapice.ce@gmail.com. GRÁTIS.
Comentários
Postar um comentário