Contra o Treze
Hoje, no Pici, às oito e meia da noite, o Fortaleza, recebe o Treze de Campina Grande (PB), pela nona rodada do Campeonato do Nordeste (Nordestão 2010). O Leão, vice lanterna do certame ao lado do Sergipe, mudou o local do jogo. Era no Castelão, mas pelo fracasso de sua participação no Nordestão preferiu o estádio Alcides Santos, que será palco dos próximos mandos de campo do Fortaleza no Campeonato do Nordeste. Então que reaja. Afinal de contas se a idéia primeira de ser campeão do Nordestão está indo por água abaixo, que pelo menos sirva de preparação para a Terceirona do Brasileirão que se avizinha. O Fortaleza em oito jogos, venceu apenas dois e empatou outro. São cinco derrotas e muitos jogadores testados e não aprovados. O treinador Zé Teodoro tem o crivo para escalar a equipe que inicia a Terceirona e o Nordestão pelo menos deve ter servido para isso...
TRIO BAIANO
Um trio de arbitragem baiano apita hoje, às 21h15, no estádio do Arruda, em Recife, Santa Cruz x Ceará, pela nona rodada do Nordestão. Marielson Alves da Silva dirige a partida com assistências de Dijalma Silva Ferreira Júnior e Elicarlos Franco de Oliveira. O Ceará tem 12 pontos e o Santa Cruz é o único invicto do certame.
DUELO DE LIDERES – Faltam sete dias para o duelo de líderes da Primeirona do Brasileirão, entre Ceará x Corinthians, às 21h50, no Castelão. Venda antecipada de ingressos já começou.
HOJE – Hoje às três e meia da tarde saiu o segundo finalista da Copa da África. Jogaram Alemanha 0x1 Espanha. Duelo de gigantes no Mundial. (atualizada)
BOLA BRANCA – Para Caucaia que desponta como campeão do Cearensão Feminino 2010.
BOLA PRETA – Para esta parada para Copa do Mundo da África. O Brasileirão vai voltar sem ritmo.
Quebrando a bola
A Copa do Mundo da África pode ser analisada pelo torcedor principalmente, pelos países que ficaram pelo meio do caminho como paraíso das zebras. A realidade, porém, deixando de lado a aflição dos derrotados, o mundial conseguiu resgatar outro sentimento relegado pelo mercantilismo do futebol: a sensibilidade. A reunião de seleções classificadas para a Copa vinha sendo mais um produto de marketing do que o verdadeiro desejo de representar com orgulho as cores de cada país. O choro convulsivo do atacante Jong Tae Se, da Coreia do Norte ao ouvir o hino ecoando no estádio antes de enfrentar a derrota para o Brasil por dois a um pode ser recortado como um símbolo de que o homem moderno apesar de confuso recobrou neste evento o chororô. A emoção esteve mais fluente na disputa entre os jogadores do que, nas arquibancadas. Nos jogos disputados entre Uruguai e Gana e, Paraguai e Espanha a flor da pele “passeou” nos olhos estampado na cara dos personagens. A seleção do Uruguai teve um duplo personagem herói e vilão: atacante Suarez que salvou com a mão um gol de Gana e num mesmo lance expulso. O drama do atacante foi recompensado pela perda da penalidade do chutador adversário o ganês Gian. O futebol estampa dualidade: alegria e tristeza e por isso, é o encanto que atrai multidões. No outro jogo – Paraguai e Espanha, dois pênaltis deixaram marcas. Artilheiro em duas oportunidades no campeonato português, o paraguaio Cardoso desperdiçou a penalidade jogando nas mãos de Cassilas a oportunidade da seleção do Paraguai fazer história na Copa do Mundo. Desgraça de um, glória para o goleiro espanhol que vinha sendo alvo de críticas. O choro de maneira inconsolável de Cardoso ficará eternizado na memória do torcedor da valente equipe do Paraguai. A Copa do Mundo resgata a entrega numa disputa de que o mundo é rápido, todavia, os sentimentos humanos sempre estarão à flor da pele. (Evandro Nogueira) email: nokinha_nog@yahoo.com.br
EM PARAMOTI
Capoeiristas da França, da Alemanha, da Paraíba e do Ceará vão estar em Paramoti, a 104 quilômetros de Fortaleza, para o I Encontro Internacional de Capoeira, promovido pela Associação Fãs de Bimba.
ATIVIDADES - Oficinas, danças culturais, batizado e troca de cordas integram a programação, que acontece de amanhã a sábado. São esperados mais de 100 praticantes do esporte.
BELA VISTA - A programação começa às 18 horas de amanhã, na Escola Municipal Bela Vista, com uma roda de capoeira.
CAPOEIRA ANGOLA - Na sexta-feira, no auditório da Secretaria da Educação e Cultura, ocorre a exibição de filmes e documentários sobre a arte, no período da manhã; e à tarde oficina de capoeira angola, na Escola Estadual Tomé Gomes dos Santos. O Encontro termina no sábado, quando diversas apresentações serão realizadas a partir das 18 horas.
Comentários
Postar um comentário