"A seleção do Zé Gotinha já está em campo, vacinando e fazendo gol em defesa da saúde das crianças. A campanha será amanhã, mas na manhã de hoje, dezenas de crianças com menos de cinco anos de idade já foram vacinadas durante o lançamento da campanha, no Centro de Saúde Irmão Hercília, no bairro São João do Tauape. A meta da campanha é vacinar em todo o Estado 741.189 crianças menores de 5 anos. Na mobilização do lançamento, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, lembrou que “desde 1988 nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Ceará e isso é resultado, principalmente, das sucessivas campanhas de vacinação promovidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), feitas duas vezes por ano há mais de duas décadas”. O secretário da saúde de Fortaleza, Alex Mont`Alverne alertou sobre a necessidade de continuar vacinando: “o perigo da doença ainda existe porque em quatro países há circulação endêmica do vírus que transmite a poliomielite”.
Amanhã, a Sesa, que fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, dará plantão das 8 às 17 horas para vacinar crianças com menos de 5 anos contra a pólio e contra a Influenza A (H1N1). Nos postos de vacinação, as crianças entre 2 e 5 anos que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza A também ficarão imunizadas contra o vírus H1N1.
A estrutura da campanha de vacinação para deixar as crianças livres da pólio é grande. São 1.692 postos fixos. Desse total, 727 na capital. Há 20 mil postos volantes em todo o Estado. Em todos os 184 municípios cearenses 30 mil pessoas estão envolvidas nos trabalhos de vacinação. No estoque de vacinas, além da Sabin, que imuniza contra a paralisia infantil, estão as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), e contra hepatite B, difteria e tétano e ainda contra rotavírus. Os pais terão uma boa oportunidade de colocar o cartão de vacinação dos filhos em dia. Mais informações: http://www.saude.ce.gov.br/
Comentários
Postar um comentário