O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, foi homenageado na manhã de hoje, com troféu concedido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Científica Maria Celina de Oliveira Correia – Ibrapec. Satisfeito com os avanços do Ceará na área de transplantes, ele fez uma retrospectiva, lembrando que “até dois anos atrás o Ceará não realizada transplante autólogo (o paciente recebe células sadias da própria medula) e agora já temos 16 transplantados”. Lembrou também que “não até bem pouco tempo o Estado não tinha o primeiro banco de cordão umbilical e placentário do Norte e Nordeste, inaugurado no último dia 8 de junho com a presença do presidente Lula”. Arruda Bastos resgatou ainda que “o Ceará não fazia transplante de pâncreas e do final de 2009 para cá o transplante faz parte da rotina do HGF”. Para o secretário, as perspectivas são ainda melhores em função do aumento de estrutura com os dois hospitais regionais que estão sendo construídos pelo governo do Estado em Juazeiro do Norte e em Sobral.
Emocionada, uma das 16 transplantadas de medula óssea, no Hemoce, Renata Pinheiro, de 28 anos, falou da sua história de vida e do sofrimento dos pacientes, submetidos a quimioterapia, antes do transplante. Para ela, o transplante é a “reconquista da vida com dignidade”. Os transplantados participaram do I Encontro de Transplante de Medula Óssea do Ibrapec. No encontro foram debatidas as experiência de dois anos realizando transplantes autólogos de medula óssea e as perspectivas para o início da realização de transplantes halogênicos (quando há a doação de células da medula de outra pessoa para o paciente que espera o transplante).
Antes do debates científicos, além do secretário Arruda Bastos, oito autoridades foram homenageadas pelo Ibrapec. Entre os homenageados, o governador do Estado, Cid Gomes. "Nós reconhecemos o Governo do Estado como um apoiador fundamental das atividades relacionadas a coleta, preservação e transplante de células aqui no Ceará", afirmou o presidente do encontro, Fernando Barroso, chefe da equipe médica de transplante de medula óssea na rede pública estadual. Os outros agraciados com o Troféu Ibrapec foram: reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias; o vice-presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e vice-reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o deputado estadual João Ananias, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará, a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Régia Barbosa de Almeida Cunha; a diretora-geral do Hemoce, Luciana Maria de Barros Carlos; o diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio, Sílvio da Rocha Furtado; e a médica hematologista, Helena Pitombeira. Outros apoiadores do trabalho da Ibrapec, aqui no Ceará, também foram homenageados, recebendo diplomas de "Amigo do Transplante". http://www.saude.ce.gov.br/site/
Comentários
Postar um comentário