Os petelecos com os dedos agora ganham uma interface eletrônica com o Futebol de Tampinhas, uma ferramenta desenvolvida pela agência interativa Morphy para integrar o pacote oficial da cobertura da Editora Globo da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul.
Dizem que o brasileiro não nasce ele entra em campo com o futebol no sangue. Assim, no extenso universo dos jogos e brincadeiras infantis envolvendo as regras básicas deste esporte, o uso de três tampinhas dispostas sobre uma mesa, empurradas a base de petelecos até o gol formado pelos dedos do adversário marcando as traves é uma das práticas mais simples de se envolver com o esporte mais popular do planeta.
No game multiusuário da Morphy, os petelecos são realizados pelo mouse, o tabuleiro é a tela do computador e os adversários são todos aqueles usuários ao redor do planeta que se inscreverem para participar do Campeonato Nacional, ou dos muitos torneios paralelos que cada grupo de participantes pode criar – como uma turma de amigos ou colegas de empresa, por exemplo.
Em comum com o jogo “real”, o Futebol de Tampinhas virtual se destaca pelo seu aspecto democrático e de fácil assimilação: “Nossa proposta é aproveitar o clima de Copa do Mundo, atraindo todo tipo de perfil de jogadores para uma brincadeira simples, divertida e de apelo universal”, afirma Marlon Souza, diretor de Negócios e Planejamento da Morphy.
Na cadeia evolutiva destas muitas brincadeiras envolvendo o futebol, muito antes do advento dos jogos eletrônicos, o futebol de tampinhas - que também pode ser jogado com moedas – pode ser considerado um irmão mais velho dodedobol, muitas vezes confundido com o pinobol, primo do clássico futebol de botão e parente distante do mais elaborado pebolim, também conhecido como pacau e totó, de acordo com a região do país onde é praticado.
Em sua versão virtual, as partidas duram até 10 minutos e ganha quem fizer mais gols, avançando a tampinha que estiver mais atrás por entre as outras duas até a meta adversária. Cada usuário cria o seu perfil e começa a jogar, marcando partidas com adversários e gerando as estatísticas de vitórias, empates, gols marcados e sofridos. É possível também realizar partidas “amistosas” para ir pegando o jeito do jogo ou mesmo disputar jogos-treino, onde o usuário joga também no lugar do adversário.
“A interface web 2.0 criada para o Futebol de Tampinhas permite muita interatividade entre os jogadores, criando uma rede social dinâmica e divertida entre os participantes”, afirma Maycon Souza diretor de Criação e Tecnologia da Morphy, que liderou uma equipe de programadores e designers que se dedicou durante dois meses no desenvolvimento da ferramenta hospedada pela Locaweb.
Vinculado ao site da revista Época, o Campeonato Nacional de Futebol de Tampinhas se estende até o final da Copa do Mundo. O pacote da Editora Globo para a Copa do Mundo 2010 conta com o patrocínio da Vivo, Banco do Brasil, Petrobrás, Samsung, Fiat e Cerveja Itaipava.
Confira aqui o Futebol de Tampinhas:www.futeboldetampinhas.com.br
Fundada em 2007, a Morphy de Blumenau (SC) é uma agência interativa formada por profissionais com larga experiência no mercado de internet, TI e aplicações para web. Confira o portfólio da empresa e o perfil de seus diretores no site: www.morphy.com.br
Mais Informações: Marlon Souza – (47) 3037 7237
Comentários
Postar um comentário