"Na próxima segunda-feira (12), na sede do Ministério Público Federal no Ceará, será lançado o livro "Direitos Humanos e a Questão Indígena no Ceará - Relatório do Observatório Indígena - 2007-2008", organizado pela professora doutora Isabelle Braz (Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará-UFC) e pelo proefssor doutor Max Maranhão (Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará-Uece), com a participação de outros pesquisadores.
O livro é composto por uma coletânea de artigos produzidos pelos pesquisadores do Observatório, pelo relatório das violações a direitos indígenas nos anos de 2007 e 2008, e pelo acervo de fotos, notícias e documentos indígenas reunidos pelo Observatório. O livro, além de uma boa fonte de dados para pesquisadores da área, visa a afirmar, definitivamente, a existência de uma multiplicidade de povos indígenas no Ceará.
A apresentação da obra será feita pelo professor João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. João Pacheco tem importantes obras sobre a temática indígena, em especial, o livro *A viagem da volta*, que trata dos índios do Nordeste.
Detalhe - O Observatório dos Direitos Indígenas foi criado em 2007, a partir de um projeto financiado pela União Européia. Sediado no Departamento de Ciências Sociais da UFC, o Observatório é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (GEPE), cadastrado no CNPq, contando com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.
A missão do Observatório é divulgar, através de um site (www.observatorioindigena.ufc.br ) e de relatórios periódicos, os casos de violações que dizem respeito à coletividade dos povos indígenas no estado do Ceará, no sentido de construir uma fonte de informação confiável para toda a sociedade e pressionar instituições, alertando
para os problemas que vivem os indígenas no estado.
Horário: 15 horas
Dia: 12 de abril de 2010
Local: sede da Procuradoria da República no Ceará, Rua João Brígido, 1260, bairro: Joaquim Távora.
Assessoria de Comunicação Social/Procuradoria da República no Ceará
Tel: (085) 3266 7457/ascom@prce.mpf.gov.br
Comentários
Postar um comentário