"A Teia Solidária, entidade que congrega oito associações apoiadas pela Fundação Beto Studart, será uma das atrações do Dragão Fashion Brasil, que acontece de 25 a 28 de abril, no Centro de Convenções. Na oportunidade, apresentará em desfile uma coleção produzida pelas artesãs das oito associações em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável – Conexão Solidária e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável – INDS. O desfile acontecerá no dia da abertura , próximo domingo (25), às 16 horas, na Sala de Barro. A coleção produzida pelas costureiras e artesãs resgata as técnicas tradicionais do artesanato e arte popular demonstrando o potencial criativo dos componentes da Teia.
A Teia Solidária tem como missão contribuir para inclusão social e redução das desigualdades no acesso aos bens e serviços da sociedade por meio da geração de oportunidades de trabalho e renda que valoriza as potencialidades criativas do ser humano e a cultura das comunidades.
A Teia Solidária inaugura uma nova tecnologia social ao agregar diversas associações, preservando a identidade de cada uma, potencializando as fortalezas existentes e neutralizando as debilidades num movimento de união de esforços a fim de alcançar objetivos comuns. Tem como foco principal a descoberta e o desenvolvimento de talentos nas mais diversas formas; além do entrelaçamento desses para um resultado coletivo no sentido da união de forças e cooperação produtiva. Visa aumentar a capacidade das organizações para a melhoria de vida das pessoas, contribuindo para o protagonismo social e a superação do estado de pobreza, gerando transações políticas, econômicas, sociais e culturais úteis.
A Teia Solidária é uma organização de direito privado para fins não econômicos, com finalidades principais constantes em seu Estatuto Social:integrar, associar e representar seus associados e defender seus interesses institucionais; estimular a prática do artesanato local, a partir das entidades e artesãos; promover ações de sustentabilidade financeira das entidades, das comunidades de baixa renda e dos artesãos; além de prestar, no que couber, atendimento e assessoramento.
Para o cumprimento de seus objetivos, a Teia Solidária desenvolve finalidadescomo: promoção de inserção de profissionais no mercado de trabalho; promoção do intercâmbio, troca de serviços entre os associados e entre estes e outras instituições congêneres; difusão e transferência de novas tecnologias necessárias ao incremento das atividades sociais; promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; promoção de qualidade de vida; geração de emprego e renda; promoção do desenvolvimento sustentável, defesa, preservação e conservação do meio ambiente; realização de outras atividades necessárias ao cumprimento de seus objetivos, dentre outras.
As entidades atualmente agregadas à Teia Solidária são: Força Flor Desenvolvimento Humano e Defesa Cultural; Fundação Social Raimundo Fagner; Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher; Associação Beneficente do Alto Alegre; Associação Comunitária do Coqueiral; Obras Sociais do Circulo de Renovação Espiritual (Lar Francisco de Assis); Associação Comunitária e Beneficente Nossa Sra. de Fátima; BCAD – Bailarinos de Cristo Amor e Doações.
Força Flor – localizada em Paracuru – Ceará. Desenvolve projeto de confeccionados que beneficia mulheres resgatando o potencial existente na comunidade quanto à arte e cultura, a partir de produtos feitos com bordado, crochê e fuxico mesclados a riquezas locais como o tingimento natural com tucum e tecido extraído da palha de coqueiro.
Fundação Social Raimundo Fagner - Projeto Estopa e Retalhos de Geração de Renda consiste na transformação da juta em embalagens promocionais, bolsas, estojos para escritório, sacolas entre outros produtos. Estes são colocados no mercado e adquiridos por empresas socialmente responsáveis e comprometidas com a questão ecológica e defesa do meio ambiente.
Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher – em Canoa Quebrada, Aracati, atendendo as mães das crianças beneficiadas com atividades de arte e educação da Associação Cultural Canoa Criança. O grupo de mulheres trabalha com labirinto, bordado à mão, crochê e fuxico.
Associação Beneficente do Alto Alegre – Envolve um grupo de costureiras, bordadeiras e artesãs todas residentes em Maracanaú, bairro Alto Alegre, que trabalham na área de confeccionados, com destaque para peças de cama mesa e banho e coordenados de cozinha. Os trabalhos exploram o bordado, crochê e especialmente o fuxico.
Associação Comunitária Coqueiral – Proporciona a inclusão social de mulheres da comunidade Coqueiral, em Maracanaú. As mulheres produzem peças com bordado, crochê, fuxico entre outras técnicas de artesanato.
Obras Sociais do Ciclo de Renovação Espiritual – Lar Francisco de Assis – a entidade atende a 242 beneficiários diretos, sendo 30 idosos, 90 crianças/jovens e 53 mães. Trabalha na área de confeccionados, com destaque para os coordenados de cozinha, explorando o bordado, crochê e o fuxico.
Associação Comunitária N. Sra. De Fátima – envolve um grupo de costureiras, bordadeiras e artesãs todas residentes em Maracanaú que trabalham na área de confeccionados, com destaque para coordenados de cozinha.
Bailarinos de Cristo Amor e Doações – assiste a 400 beneficiários diretos em situação de risco social e/ou vulnerabilidade sócio-econômica. Com o envolvimento das mulheres da comunidade, trabalha na área de confeccionados, tendo como destaque o vestuário e os coordenados de cozinha, explorando o bordado, crochê e o fuxico.
Serviço
Desfile de abertura do Dragão Fashion Brasil com coleção desenvolvida pela Solidária e Conexão Solidária
Data: 25 de abril (domingo)
Horário: 16 horas
Local: Sala de Barro, no Centro de Convenções
Informações sobre a Teia Solidária:
Hermano Monteiro Vieira - (85) 8866.8206 / (85) 9154.6174.
teiasolidaria@
Mais informações para a imprensa com
Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 / www.caramelocomunicacao.com.br
Comentários
Postar um comentário