A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa discutiu, em audiência pública, ontem, o projeto do Centro de Treinamento Técnico de Formação de Mão de Obra para Empreendimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O presidente da Comissão, deputado Roberto Cláudio (PSB), que solicitou o debate, destacou a importância dos projetos do Governo do Estado voltados para a capacitação profissional.
Roberto Cláudio ressaltou que há uma grande demanda de mão de obra especializada para suprir vagas que serão abertas com a instalação da siderúrgica e da refinaria, além de outros setores, como as usinas de energia térmica e eólica. “A importância deste debate é apresentar o projeto, discutir com os diversos setores e ouvir sugestões”, disse o deputado informando que, a previsão é de que o Complexo Industrial do Pecém deva gerar cerca de 120 mil empregos.
O projeto foi apresentado pela coordenadora de educação profissional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitec), Hortência Sucupira, que destacou a oferta de cursos de qualificação e formação continuada em áreas como petroquímica, química, eletromecânica, eletricidade e construção civil, e serão formados aproximadamente 12 mil técnicos por ano. Ela informou que as obras do Centro de Treinamento devem ser iniciadas ainda em abril e que este será inaugurado em 2011.
Além de Hortência, participaram do debate o presidente do Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec), Odorico Monteiro; o pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Salvador Rocha; o capitão dos Portos do Ceará, Alessandro Cavalcante; a superintendente da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) Maria Lúcia Teixeira e representantes de diversas entidades.
TECNOLOGIA - Roberto Cláudio destacou, em pronunciamento hoje, os investimentos do Governo do Estado em qualificação tecnológica para os profissionais cearenses. A questão foi debatida, ontem, durante audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, que reuniu pesquisadores, professores e representantes de entidades responsáveis por projetos na área tecnológica.
De acordo com o parlamentar, a construção da siderúrgica e da refinaria, além do desenvolvimento da Mina de Itataia e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), criará no Estado a necessidade de qualificar profissionais nos mais diversos níveis. “O objetivo é dar vazão ao momento de crescimento econômico que se avizinha no País e no Estado”, explicou.
O deputado informou que, até 2011, serão instaladas 125 escolas profissionalizantes no Estado, as quais devem formar, em três anos, 60 mil jovens nas mais diversas carreiras profissionalizantes. Roberto Cláudio destacou também a construção de duas novas faculdades tecnológicas, uma em Iguatu e a outra em Itapipoca.
Outro projeto inovador na área da educação tecnológica é o Complexo de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), que contará com um investimento de R$ 26 mil. Por ano, há uma estimativa que o Centro forme 12 mil cearenses em cursos com duração limitada. “Isso vai garantir que os jovens qualificados sejam os protagonistas dessa nova história econômica que se insere no Ceará”, disse o deputado.
-----------------------------
Jerfson Lins - Consultor de Atendimento
Gerência Corporativa
VSM Comunicação - 20 anos - Soluções em Comunicação Corporativa
(85) 3456-6100|8866.3050
Av. Desembargador Moreira, 2120, Edifício Equatorial Trade Center, salas 407 e 408, Aldeota, Fortaleza, CE
www.vsmcomunicacao.com.br |vsm@vsmcomunicacao.com.br |www.youtube.com.br/vsmvideos |www.twitter.com/vsmcomunicacao |vsmcomunicacao.wordpress.com
Comentários
Postar um comentário