"O líder do PDT na Casa, deputado Heitor Férrer, denunciou, na manhã de hoje a situação caótica da rede pública de saúde do Estado do Ceará. De acordo com ele, a maioria do povo do Ceará, segundo ele, não dispõe de um plano de saúde e nem sequer tem o direito de ir para um hospital. “Por isso vou assinar a CPI solicitada pelo deputado João Jaime (PSDB), que vai investigar a saúde da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)”, disse.
O deputado contou que o radialista Carlos Salvador, que faz cobertura de Rádio na Assembleia, estava acamado, em casa, doente, sem saber em qual hospital deveria se internar. “Também recebi um telefonema de um conhecido, de Lavras da Mangabeira, dizendo que não sabia onde internar o filho que está com câncer de pulmão, em estado grave”, comentou, ressaltando que a população não sabe sequer para onde se dirigir devido à grande demanda dos hospitais.
Heitor criticou o discurso da maioria dos políticos, que, antes de se elegeram, prometem melhorar a saúde, a educação e a segurança pública e não cumprem o prometido. “Não vejo um governador resolver esses problemas”, avaliou. Segundo Heitor, ao serem aliados a esses governantes e darem apoio político a eles, o Poder Legislativo acaba legitimando a conduta deles.
“Por isso que há uma descrença tão grande nos políticos”, observou, citando dados de recente pesquisa, cujos 82% dos entrevistados disseram que não confiam em políticos. “Eles nem confiam na Câmara dos Deputados, nem no Senado Federal e nem nos partido políticos”, informou.
Em aparte, o deputado Vasques Landim (PR) lembrou que o pronunciamento do deputado pedetista se deu em momento oportuno, “já que se aproximam as eleições”. Ele disse que, após as eleições, muitos eleitores ficam frustrados com a educação e com saúde. “Eu sei o que é chegar de madrugada numa fila de hospital e voltar para casa sem ser atendido, sentindo dor”, observou o parlamentar republicano, que é médico.
O deputado Fernando Hugo (PSDB) afirmou que a saúde pública nunca esteve tão deficitária em Fortaleza como está hoje. “Sempre alertei para o problema. Há alguns anos, quando chamei atenção para a situação aqui na Assembleia, quase fui apedrejado por petistas, alfinetou, dizendo que a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, se elegeu na base da mentira. “Uma das mentiras foi a construção do Hospital da Mulher que, pela demora na construção, daqui a pouco vira Hospital da idosa”, criticou.
Heitor comentou pesquisa apontando que, dos 184 municípios do Ceará, apenas 20 têm condições satisfatórias de infraestrutura, com sua economia pujante e índices sociais favoráveis. Os dados foram apresentados na versão preliminar do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) de 2008, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). “O estudo revela que apenas 11% das cidades do Estado têm condições satisfatórias no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apenas essas podem dar uma condição digna de vida para o povo”, completou. (Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa).
Comentários
Postar um comentário