"O cantor cearense Raimundo Fagner se apresenta amanhã, às 21 horas, na abertura da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, IV Encontro Nacional dos Pontos de Cultura. No primeiro dia, o evento acontece na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza; e se estende para os demais espaços do centro cultural e seu entorno de sexta (26) até quarta-feira (31). É a primeira vez que o encontro é realizado no Nordeste. Além de 37 anos de carreira artística – marcada pelo lançamento do último álbum “Uma Canção no Rádio” em 2009, o cantor mantém a Fundação Raimundo Fagner há 10 anos. A entidade é um “Pontão” de Cultura e trabalha pela formação de jovens e crianças através do ensino das artes e do esporte, com sedes em Fortaleza e Orós.
Durante sete dias, a Teia Brasil 2010 reunirá cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura no Centro Dragão do Mar. O encontro visa incorporar manifestações culturais de todas as regiões do País por meio de várias linguagens e atividades, e terá como destaques da sua programação a Teia das Ações (que promoverá seminários, painéis, debates), a Mostra artística (que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual) e o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, momento de discussão política dos pontos, onde serão debatidos temas como a Lei Cultura Viva, que transformará os Pontos de Cultura em política de Estado. A abertura, que acontecerá na quinta-feira (25), às 19 horas, contará com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino, e o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho.
Esta é a primeira vez que a Teia Brasil é realizada na região Nordeste. O encontro está em sua quarta edição, sendo a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, Governos Estaduais e Municipais, sendo 142 do Estado do Ceará. Em todo o País, os Pontos de Cultura atingem cerca de oito milhões de pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais vai focar na comunicação e cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP), que compara com a internet o instrumento usado como forma de comunicação entre culturas tradicionais. (AD2M Comunicação).
Comentários
Postar um comentário