“A construção da Usina Solar no município de Tauá começa ainda no mês de março”. A confirmação foi feita pelo governador Cid Gomes (PSB), na tarde de hoje, durante uma reunião com representantes da MPX Solar, empresa proprietária do novo empreendimento em Tauá, na Região dos Inhamuns. A usina será a primeira unidade na modalidade solar da América do Sul, com capacidade de 1 MW, potência que pode chegar a 5 MW já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto piloto receberá um investimento de R$ 12 milhões, com apoio do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Tauá.
Segundo Paulo Monteiro, diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX, o Ceará é o único estado da Federação a possuir uma legislação exclusiva para a energia solar. Paulo reforçou que a empresa já está pronta para começar a construção da unidade, com previsão de conclusão até o final de 2010. “O Governo do Estado é pioneiro. Isso faz com que o Ceará não tenha, nos próximos anos, problemas com a falta de energia”, comemorou.
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) já emitiu a licença provisória e nos próximos dias estará emitindo a licença ambiental definitiva para a instalação da usina solar. O primeiro módulo, onde as placas fotovoltaicas vão ser instaladas, terá uma área ocupada de 2 hectares, porém o projeto total chega a 204 hectares. No momento, a MPX está negociando a contratação de painéis fotovoltaicos e dos serviços de construção e montagem de equipamentos. A energia produzida em Tauá será vendida no mercado livre e ligada ao sistema elétrico.
O representante a MPX relatou que Tauá foi escolhida para sediar a usina porque possui os melhores índices solares do Nordeste. “Inclusive o município esta localizado bem próximo à Linha do Equador e esse foi um fator que os técnicos levaram em conta”, disse. Paulo Monteiro confirmou ainda que o investimento em energia solar será uma importante plataforma de crescimento de longo prazo para a MPX. “O preço da energia solar está em trajetória de queda e, no futuro, ela poderá ganhar competitividade em comparação com outras fontes, portanto, ganha a MPX, ganha o Ceará e ganham os usuários”, finalizou. A empresa MPX também é responsável para instalação da usina termelétrica do pecém que tem inauguração prevista para 2011.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Comentários
Postar um comentário