PMF: "Em encontro realizado ontem, na praia do Arpoador, os pescadores do litoral oeste de Fortaleza aprovaram as propostas para edificação de barracões, prédios para as capatazias e prédio de uso múltiplo para a Colônia Z-8. As propostas foram desenvolvidas pelo Projeto Vila do Mar a partir de reuniões realizadas com os pescadores dos vários pontos de atracação de embarcações ao longo da costa.
Durante o encontro, a engenheira de pesca Alyne Castelo Branco e a coordenadora do Vila do Mar, Rocicleide Silva, apresentaram os projetos de arquitetura, e esclareceram detalhes para os pescadores e mulheres de pescadores presentes. Cada um dos quatro barracões, com 106 metros quadrados (m²) de área coberta, terá área reservada com depósitos individuais para a guarda de equipamentos de trabalho dos pescadores da Barra do Ceará, Arpoador, Casas Novas e Marinha (Kartódromo).
Os três prédios de capatazia, cada um com 76m², dispõem de banheiro com acesso para cadeirantes, duas salas, recepção e varanda. Já o prédio de múltiplo uso, a ser edificado na Colônia Z-8, vai dispor de copa-cozinha, sala de aula, dispensa, depósito, auditório, duas salas, consultório, três banheiros - sendo um com acessibilidade para pessoa com deficiência, e uma varanda, totalizando quase 150m² de área construída.
De acordo com o presidente da Colônia Z-8, Possidônio Soares Filho, a expectativa é de que o Vila do Mar dê um novo impulso à categoria. “Todos os pescadores aqui presentes concordaram com os projetos dos barracões e dos prédios e agora a gente acredita que o projeto sai do papel”.
A coordenadora Rocicleide Silva disse que as obras dos equipamentos para os pescadores seguirão “em paralelo à construção da via litorânea”, que tem previsão para ser iniciada no próximo mês.
Comentários
Postar um comentário