"Desenvolver ações sociais e implantar uma política de geração de emprego e renda para a inclusão de jovens e seus familiares no mercado de trabalho. Esses são os objetivos básicos do Programa Ação e Cidadania por meio do Projeto Escola Bcad de Corte e Costura, promovido pelo Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações (Bcad), em parceria com a Coelce. A inauguração oficial da escola aconteceu ontem, na sede do Grupo Bcad – Rua Paraná, 36, Bela Vista – com a participação de todos os envolvidos: instituição, alunos, comunidade e representantes da companhia. Com recursos do programa Luz Solidária, a Escola Bcad de Corte e Costura vai capacitar e inserir no mercado de trabalho, inicialmente, 60 pessoas a partir dos 16 anos, entre jovens, familiares e moradores de 12 comunidades adjacentes do bairro Bela Vista cuja renda familiar por pessoa seja igual ou inferior a um salário mínimo. Além de contribuir para a inclusão social, a inserção no mercado de trabalho e fortalecer a geração de renda familiar, o programa favorecerá a sustentabilidade da própria instituição Bcad. Com a mão-de-obra das costureiras habilitadas, o Bcad pretende realizar todas as demandas da instituição, como confecção de blusas, calças e figurinos, e ainda oferecer serviços a outras instituições e ao público em geral. Neste primeiro momento, serão quatro turmas de 15 alunos cada, que terão duas horas diárias de aula durante dois dias da semana. A previsão de término do curso é junho de 2010. A Coelce investiu R$ 35 mil na Escola Bacad de Corte e Costura.
Acompanhamento do projeto - O monitoramento e a avaliação do projeto ocorrerão de forma sistemática, tendo a participação de todos os envolvidos, ou seja, alunos, professores, colaboradores da área administrativa e de apoio, além de pais, mães e responsáveis. Serão promovidas reuniões mensais de acompanhamento e avaliação do projeto com toda a equipe, totalizando seis encontros ao longo do programa. Ocorrerão, ainda, reuniões de planejamento específico para as oficinas de cidadania e palestras.
Grupo Bcad - O Grupo BCAD tem como missão “promover a reinserção e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social e/ou vulnerabilidade socioeconômica nas áreas pobres de Fortaleza por meio de ações relacionadas à arte, cultura e educação”. Entre as ações de maior representatividade está o atendimento há 440 crianças, adolescentes e jovens com reforço escolar (apoio pedagógico), que envolvem aulas específicas de Português, Matemática, Ciências e Conhecimentos Gerais, além do trabalho de incentivo à leitura, escrita e criações de textos. A Instituição Bcad como um todo promove suas atividades em três núcleos de atendimento – sedes Bela Vista, Caic/Praia do Futuro e São Gerardo – atingindo as comunidades da Bela Vista, Pan Americano, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Planalto Pici, João XXIII, Riacho Doce, Jokey Clube, Damas, Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Parquelândia, Alagadiço São Gerardo, Monte Castelo, Vila Elery, Presidente Kenedy, Floresta, Otávio Bomfim, Padre Andrade, Quintino Cunha, Antônio Bezerra, Mucuripe, Vicente Pinzón, Favela das Placas, Morro Santa Terezinha, Praia do Futuro, Caça e Pesca e Castelo Encantado.
Luz Solidária - Eficiência energética e solidariedade são as palavras-chave do Luz Solidária, novo projeto da Coelce lançado em dezembro em 2009. O programa tem o objetivo de estimular o uso de eletrodomésticos eficientes, respeitando o meio ambientepor meio da troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos e econômicos. A troca proporciona ainda a oportunidade de contribuir com um projeto social. Ao comprar um novo equipamento, o cliente recebe um desconto e escolhe um dos 23 projetos sociais cadastrados no Luz Solidária, para com ele dividir o desconto recebido. Os projetos cadastrados têm foco na geração de renda e no desenvolvimento do Estado, incentivando o micro empreendedorismo. Para participar do projeto, basta procurar uma das lojas Macavi em todo o Estado, conhecer o programa, escolher o eletrodoméstico e um dos projetos sociais e solicitar o desconto. Os clientes que adquirirem equipamentos novos e eficientes, por meio do Luz Solidária, entregarão o equipamento antigo, que será 100% reciclado.
Gerência de Comunicação Coelce/(85) 3453.4883/ 3453.4045/gercom@coelce.com.br
Comentários
Postar um comentário