O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) abriu hoje, no Gran Marquise Hotel, a 10ª edição da Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro, sediado pela segunda vez no Brasil reúne, até quarta-feira, ministros de oito países que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As oito nações mantêm cooperação nos setores da previdência social, educação, saúde, ciência e tecnologia, agricultura, defesa, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e desporto.
Cidr destacou durante o discurso a importância do encontro definindo o papel do Estado e do poder público na criação de políticas que integram países e que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Cid Gomes relatou também o papel do presidente Lula para que políticas voltadas para a geração de emprego e renda se firmem. “Foram essas políticas que possibilitaram o Brasil sair da crise mundial em tempo recorde, em relação aos países de primeiro mundo”, afirmou.
Na ocasião Cid, acompanhado do ministro da Previdência Social, José Pimentel e do secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, confirmou o Ceará como destaque nacional, em termos percentuais na geração de emprego e renda. “Em 2009 conquistamos o segundo lugar com mais de 74 mil empregos. Estamos trabalhando muito no intuito de construirmos um sonho de um Ceará e de um Brasil mais justo para todos”, finalizou.
Durante os três dias do evento, serão debatidos temas como os impactos da crise mundial no mundo do Trabalho e na Previdência Social; a cooperação nos setores da qualificação e do emprego; os indicadores de mercado de trabalho e economia informal; a cooperação Sul-Sul. Criada em 1996, a CPLP é um foro multilateral que tem como princípios gerais e defesa da democracia, a promoção do desenvolvimento e a criação de um ambiente internacional mais equilibrado e pacífico. O idioma português é o elo principal que une as nações, além das afinidades étnicas, históricas e culturais.
Comentários
Postar um comentário