O professor de Ciência Política da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuel Domingos Neto, lançará amanhã, o livro "O Que os Netos dos Vaqueiros me Contaram”, que trata das nuances entre a modernização do sertão brasileiro e o coronelismo. O lançamento da obra vai ocorrer no Museu de Arte da UFC, a partir das 17 horas.
Apoiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio de seu Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a publicação, cujo subtítulo é “O domínio oligárquico no Vale do Parnaíba", revisa o conceito tradicional de coronelismo, desmistificando a ideia de que ele seria o maior responsável pelo atraso na Região.
"Pelo que os netos dos vaqueiros me contaram, não é difícil concluir que tanto os coronéis como seus supostos opositores integraram a linha de frente da modernidade brasileira. A pobreza do sertanejo nordestino seria uma das faces desta modernidade”, afirma Manuel Domingos Neto, que, além de ser Professor de Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC é professor visitante da Universidade Federal Fluminense (UFF). Manuel Domingos coordena, ainda, o Observatório das Nacionalidades, grupo de pesquisa da UFC que edita a revista "Tensões Mundiais".
Para a professora Linda Gondim (UFC), que prefaciou a obra, “atribuir às oligarquias nordestinas a responsabilidade pelo ‘atraso’ é, no mínimo, um simplismo que escamoteia os vínculos de complementaridade da industrialização do sudeste com as dificuldades do Nordeste”.
------------------------------
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A
Ambiente de Comunicação Social
(85) 3299 3149
Contatos: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC)
Avenida da Universidade, 2854 - Benfica - Fortaleza – CE (85) 3366.7481
Comentários
Postar um comentário