"Hoje, será encerrada a primeira turma da oficina Construção Virtual, que marca o início da oitava edição do Programa Qualidade de Vida na Construção (PQVC). Os projetos desenvolvidos pelos operários durante a oficina serão publicados na internet, na página do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-Ce). Ao final da primeira oficina, uma comissão irá escolher o melhor projeto, cujo autor será premiado com um notebook.
Promovida pelo Sinduscon-CE, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a oficina Construção Virtual propõe uma nova abordagem para que o trabalhador da construção civil possa adquirir os conhecimentos básicos de leitura, projeção e construção da planta baixa de um imóvel através de um programa de computador especialmente adaptado para a realidade do setor.
A oficina Construção Virtual oferece aos operários a oportunidade de adquirir os conhecimentos básicos de leitura, projeção e construção da planta baixa de um imóvel usando os recursos do BrOffice Draw. Ela aborda desde a divisão dos cômodos, através do design interno da casa, até a colocação de mobílias, de forma que os alunos explorem as ferramentas do software e estendam, virtualmente, a noção do plano ao espaço.
Cada oficina, com turmas em média de 50 operários, terá cinco horas de duração, durante o horário de trabalho, desenvolvida ao longo de uma semana. “Além de possibilitar que o operário passe a compreender as plantas e projetos, aprimorando mais um conhecimento referente à sua profissão, a oficina promove também uma maior familiaridade do manuseio da informática, visto que desde o ano passado estamos trabalhando oficinas de matemática e português nos canteiros de obras com professores do SESI através da utilização de notebooks e internet”, afirma a vice-presidente de sustentabilidade do Sinduscon-Ce, Paula Frota.
Criado em 2003, o PQVC tem como objetivo levar saúde, segurança, educação, capacitação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. Visa ainda valorizar os operários, desenvolvendo sua auto-estima através de ações focadas na melhoria da qualidade de vida. Desde o início do programa, já foram beneficiados cerca de 20 mil operários.
Comentários
Postar um comentário