A Escola de Surf Praia do Mero realiza neste sábado, dia 13 de fevereiro, Campeonato de Surf. O evento acontecerá entre o trecho da praia que fica entre a Avenida Pasteur e o Kartódromo, no bairro Pirambu. Nesta sexta, dia 12, a comunidade realizará, com apoio da Ecofor Ambiental, um mutirão de limpeza da praia. Além de coletar o lixo, beneficiando cerca de 2 mil famílias que moram na área, os organizadores de evento, juntamente com a Ecofor, realizarão trabalho de educação ambiental para sensibilizar a comunidade a fim de deixar a praia mais limpa.
A Ecofor participará do evento com sua equipe de educadores ambientais do Projeto Ecocidadão, além de distribuir sacos e luvas para coleta de lixo e lanche para os voluntários. Cerca de 100 pessoas devem participar da ação de limpeza e 4 tambores de lixo serão disponibilizados na área para recolher entre 500 a 600 quilos de resíduos entre sacos e copos plásticos e pedaços de isopor. A ação de limpeza terá início às 9 com término previsto para 12 horas e um caminhão compactador da Ecofor dará o destino final ao material recolhido, que será levado ao Aterro Sanitário Metropolitano de Caucaia (Asmoc).
ECOCIDADÃO
Mantido pela Ecofor Ambiental, o programa Ecocidadão consiste em promover atitudes conscientes para a preservação do Meio Ambiente em comunidades carentes que necessitavam diminuir a quantidade de pontos de lixo solto, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental e a melhora na qualidade de vida da população.
A iniciativa, estendida neste ano aos moradores dos bairros da Barra do Ceará, Goiabeiras, Cristo Redentor, Nossa Senhora das Graças e Pirambu, teve início em 2005, nos bairros do Papicu, Vicente Pinzón, Serviluz, Praia do Futuro, Castelo Encantado. Desde a implantação do programa, a Ecofor registrou, nesses locais, a redução dos resíduos domiciliares dispostos de forma inadequada.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe de educadores ambientais que expõem conceitos básicos de higiene e informam como tratar corretamente o lixo. Os líderes comunitários e os alunos das escolas tornam-se agentes multiplicadores que estimulam atitudes responsáveis para a preservação ambiental.
Comentários
Postar um comentário