O sócio-diretor da Fotosensores, Baltazar Neto, passa o bastão de presidente do Titan para o empresário e sócio-diretor da RCN&BS Soluções em Tecnologia, Ronaldo Nogueira. A solenidade de posse ocorrerá amanhã, durante feijoada no Café Pagluica, a partir da uma da tarde. A nova diretoria assume a gestão, inicialmente do ano de 2010, com a missão de promover o crescimento das empresas cearenses de Tecnlogia da Informação (TI) no mercado nacional e internacional a partir do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. O Instituto Titan tem 19 empresas associadas que se destacam entre as maiores do Ceará no ramo de Tecnologia da Informação e Comunicação.
O Titan, entidade sem fins lucrativos que congrega as 19 maiores empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará – TIC será presidido, para gestão 2010, pelo empresário e sócio-diretor da RCN&BS, Ronaldo Nogueira. Na ocasião foram eleitos os vice-presidentes: Alexandre Menezes (diretor da IVIA), Alexandre Mota (diretor da Lanlink), Ricardo Liebmann (diretor da Secrel), Lenardo de Castro (diretor da LCA Consulting) e Baltazar Neto (diretor da Fotosensores®).
Segundo Ronaldo, a tecnologia da informação - TI é, de longe, e de forma crescente, o principal agente indutor da competitividade das empresas, permeando toda a atividade econômica. “Nenhum produto ou serviço se produz ou se comercializa sem a participação direta da TI”, afirma o presidente do TITAN.
“Assumiremos com a responsabilidade e o dever de contribuir para a conscientização do mercado de que as empresas de tecnologia do Ceará produzem produtos e serviços classe mundial, constituindo-se em importantes parceiros para o crescimento econômico do Estado, e de fomentar o desenvolvimento das empresas locais do setor de TI, seja através do TITAN, promovendo a cooperação entre as empresas e seu desenvolvimento técnico e gerencial, seja através do ITIC, desenvolvendo projetos e oferecendo produtos e serviços inovadores, prioritariamente em cooperação com as empresas locais, que atendam aos anseios do mercado”, informa Ronaldo.
Conforme a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) em cinco anos o setor cresceu de forma consistente a uma taxa de 22% e possui uma demanda de 12 mil m² a mais para crescer todo ano com competitividade. Atualmente, o setor de TIC envolve cerca de 600 empresas, onde 94% destas são micro e pequenas (MPE’s) e ocupam 40 mil m², absorvendo mais de 5 mil funcionários. O Titan responde, conforme balanço de 2008, pelo faturamento anual de, aproximadamente, R$ 210 milhões. As 581 empresas restantes alcançaram em média R$ 102 milhões em faturamento.
Ainda com base nos dados publicados pela Etice, as empresas que atuam no segmento de TIC no Ceará, geram 5,9 mil empregos diretos e o faturamento do setor corresponde a 0,6% do PIB estadual, sendo o Titan responsável por 67%. "Nossa expectativa (empresários cearenses) é de que a participação do setor no PIB estadual evolua para 3% até 2015", informa o vice-presidente do Instituto TITAN, Baltazar Neto.
Comentários
Postar um comentário