Na segunda-feira (21/12), já têm início os trabalhos de recuperação dos 865 metros quadrados das rampas e passarelas de acesso aos cinco pavimentos do Mercado, dos 622 metros quadrados dos gradis de proteção (guarda-corpo) e dos 18 banheiros públicos (em cada piso, dois banheiros – um masculino e outro feminino - serão adaptados aos portadores de deficiências físicas).
Esta é a primeira intervenção sofrida pelo Mercado Central em sua estrutura física interna desde que foi inaugurado em 19/01/1998, segundo informa o vice-presidente da Almec, João Eudes de Oliveira (o Joãozinho das Castanhas). A secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, explica que não se trata de uma reforma de grande porte, o que deverá ocorrer somente em 2010, mas uma reforma parcial para atender os frequentadores do espaço durante a alta estação 2009/2010.
Uma grande reforma do Mercado Central está sendo preparada para o próximo ano. O projeto, de autoria do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), prevê o aporte de, aproximadamente, R$ 3 milhões que deverão ser aplicados na recuperação do telhado, na colocação de uma marquise na fachada do Mercado voltada para o Riacho Pajeú, na pintura interna e da área do estacionamento, na recuperação das pastilhas da fachada principal (entrada), na recuperação da passarela que dá acesso à avenida Monsenhor Tabosa, na construção de uma nova passarela ligando a área da Catedral ao Mercado, e na colocação de uma cerca viva na lateral do complexo.
Metade dos R$ 3 milhões previstos, inicialmente, para a reforma em 2010 deverão vir dos cofres do próprio Ministério do Turismo, conforme prometido pelo ministro Luiz Barreto quando de sua visita ao Mercado Central no dia 29/10/2009. “Foi a primeira vez que um ministro do Turismo visitou o local e, na ocasião, ele prometeu que o MTur dobraria o total de recursos que a Prefeitura de Fortaleza destinasse para a reforma”, afirma João Oliveira, da Almec.
O Mercado Central abriga 559 permissionários, incluindo seis bares e restaurantes de comidas típicas, e aproximadamente 70 quiosques com produtos diversos, numa área total de 9.690,75 metros quadrados, sendo um dos pavimentos destinado ao estacionamento. Circulam pelo local, em média, 5 mil pessoas/dia na alta estação.
Comentários
Postar um comentário