"A Azul Linhas Aéreas Brasileiras comemora na próxima terça-feira, dia 15, um ano de sucesso. Com 14 aeronaves, 19 rotas, milhões de clientes transportados e a maior taxa de ocupação no mercado, os resultados da nova companhia aérea nesses primeiros 12 meses de operações ficaram bem acima do esperado. “Em menos de um ano nós já ultrapassamos a marca dos 2 milhões de clientes transportados, um recorde na aviação mundial”, disse David Neeleman, fundador da empresa e presidente do Conselho.
Na visão do executivo, que fundou três outras companhias aéreas bem sucedidas, o projeto da Azul já decolou. “Nosso plano original focava nossas operações a partir de Viracopos. Hoje, já temos mais de 50% do mercado de Campinas, uma região com um elevado poder aquisitivo. Nossos voos saem cheios de clientes satisfeitos. Literalmente, a Azul colocou o interior de São Paulo no mapa da aviação comercial.”
Neeleman lembrou que, em termos de investimentos iniciais, a Azul também é recordista mundial, por ser a empresa mais capitalizada da história da aviação, ao ser fundada, pois nasceu com aporte de US$ 200 milhões. “Temos muito capital para conduzir com segurança os planos de crescimento de nossa empresa”, completou Neeleman.
A Azul começou a operar em dezembro do ano passado com duas rotas, de Campinas para Porto Alegre e de Campinas para Salvador. De lá para cá inaugurou bases em Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus. Na próxima terça, na data em que completa um ano, a Azul começa a voar de Campinas para Florianópolis.
Sempre com a proposta de oferecer horários e frequências convenientes e conectar cidades que até então não eram atendidas sem escalas pela malha aérea nacional, a companhia inovou e vem colhendo os frutos. Do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Azul voa sem escalas para Porto Alegre, Salvador e Campinas. A ligação Campinas-Santos Dumont já é chamada pelos clientes de “Nova Ponte Aérea.” David Neeleman comentou sobre o papel de estimulação de mercado: “No Brasil as pessoas viajam uma vez a cada quatro anos. Estamos aumentando este número. Queremos mais pessoas voando conosco porque nossos voos são mais convenientes”.
A taxa de ocupação dos voos da Azul também reforça a convicção de que há demanda reprimida no mercado brasileiro. “Desde março de 2009, operamos com a maior taxa de ocupação do mercado. Nossas aeronaves decolaram em alguns meses com ocupação acima de 85%”, disse Neeleman, destacando que é grande o número de clientes satisfeitos. “O melhor marketing da companhia quem faz são os nossos clientes, eles voam uma vez, retornam e recomendam.”
Para celebrar o sucesso de seu primeiro ano de operações, a empresa está desenvolvendo diversas ações promocionais. Por exemplo, distribuição de vouchers e sorteio de uma passagem de graça em todos os voos regulares da companhia até o dia 15/12. Estas são algumas das muitas inovações promocionais que diferenciaram a companhia desde o seu lançamento. Outros grandes exemplos são as tarifas Azul 30 Dias (com preços menores para compras com antecedência) e o Passaporte Azul, que virou uma febre entre os viajantes e permitiu a milhares de pessoas a possibilidade de voar para vários destinos em todo o Brasil.
Em 2010, os planos de crescimento mostram que a Azul vai receber mais 7 E-Jets da Embraer e fechará o ano com uma frota de 21 aeronaves. Com isso, novos destinos deverão ser incorporados à malha da empresa. Até 2013, a companhia vai contar com 80 E-Jets e contará com 5 mil colaboradores. Ao completar um ano de operações, a empresa possui 1.500 “tripulantes-azul”, como são chamados todos os funcionários da Azul.
A Azul mês a mês, da fundação até o fim do primeiro ano de operações
2008
27 de março – a criação de uma nova companhia aérea é anunciada por David Neeleman, juntamente com a encomenda de 76 aeronaves Embraer. Na mesma data, a campanha Você Escolhe para definição do nome da empresa é lançada na Internet
6 de maio – a campanha Você Escolhe tem mais de 100 mil sugestões de nome, mas o escolhido é Azul. Dois jovens que escolheram os nomes Azul e Samba ganham passe vitalício para voar com a Azul.
28 de maio – identidade corporativa da nova empresa, criada por Gianfranco Beting, é apresentada.
3 de julho – o presidente executivo da Azul é apresentado à imprensa, Pedro Janot.
23 de julho – começa o programa de treinamento de pilotos, comissários e técnicos de manutenção.
27 de agosto – chega ao Brasil a primeira aeronave da Azul, arrendada da JetBlue para acelerar o processo de certificação da nova companhia.
15 de setembro – cerimônia de batismo da primeira aeronave é realizada no Rio de Janeiro.
20 de outubro – Azul recebe a segunda aeronave arrendada da JetBlue, um E-190.
23 de outubro – nova companhia aérea mostra os uniformes da tripulação e o espaço entre as poltronas dos jatos Embraer durante a ABAV, no Rio de Janeiro.
12 de novembro – depois de passar por todas as inspeções necessárias, Azul obtém o CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo).
17 de novembro – primeiras duas rotas são anunciadas: Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador.
27 de novembro – Azul promove Roadshow pelo país, para apresentar a nova companhia e a aeronave a agentes de viagem e clientes.
4 de dezembro – tem início a venda de passagens aéreas na Azul.
11 de dezembro – cerimônia na sede da Embraer em São José dos Campos marca a entrega da primeira aeronave fabricada para a Azul. Festa reúne os cerca de 900 tripulantes da empresa.
15 de dezembro – início de operações regulares nas rotas Campinas-Salvador (voo inaugural) e Campinas-Porto Alegre.
23 de dezembro – Programa de vantagens Tudo Azul é apresentado aos clientes.
2009
7 de janeiro – campanha anuncia bilhetes aéreos na Azul mais baratos que as passagens de ônibus.
13 de janeiro – linhas de ônibus executivos começam a operar para levar os clientes da Azul de São Paulo para o Aeroporto de Viracopos.
14 de janeiro – início das operações de Campinas para Vitória e de Campinas para Curitiba, sem escalas.
26 de janeiro – lançamento do Espaço Azul com 86 cm de distância entre as poltronas.
5 de fevereiro – mais uma linha de ônibus executivo entra em operação, ligando Alphaville (Barueri) ao Aeroporto de Viracopos.
18 de fevereiro – A BR Distribuidora é anunciada como fornecedora exclusiva de combustíveis para a Azul. Na mesma data, empresa dá início à rota Campinas-Recife.
20 de fevereiro – mais duas aeronaves são entregues pela Embraer; frota passa a ser composta por cinco E-Jets.
17 de março – lançada a tarifa “Azul 30 dias” com até 75% de desconto para quem puder planejar antecipadamente suas viagens.
18 de março - início das operações de Campinas para Fortaleza, sem escalas.
20 de março – Azul começa a operar a “Nova Ponte Aérea.” São 14 voos diários (sete em cada sentido) entre Campinas e o Rio de Janeiro - Aeroporto Santos Dumont.
30 de março – nova linha de ônibus executivo liga Blumenau ao Aeroporto de Navegantes.
1° de abril – Azul inicia em um único dia dois voos sem escalas: Campinas - Navegantes e Navegantes - Porto Alegre.
6 de abril – Azul começa a voar para a região norte do Brasil: Campinas – Manaus sem escalas, a mais longa rota do sistema.
8 de abril – serviço de ônibus executivos é ampliado. Clientes passam a contar com duas linhas saindo de São Paulo (Terminal Barra Funda e Shopping Eldorado) e outras cinco cidades conectadas a Viracopos: Barueri, Jundiaí, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Sorocaba.
16 de abril – Azul inicia voos Salvador – Vitória sem escalas.
22 de abril – as três primeiras mulheres pilotos ingressam na Azul.
27 de maio – Azul inicia voos sem escalas entre Campinas e Campo Grande, primeiro destino na região centro-oeste.
1.° de junho – Azul começa a voar de Campinas para Maceió, sem escalas.
4 de junho – Azul começa a voar Campinas-Maringá sem escalas. Tarifas AzulFlex e Azul Flex Plus, são apresentadas para o segmento de viagens a negócios.
10 de julho – David Neeleman recebe a Medalha Mérito Santos Dumont, a mais alta condecoração concedida a civis pela Aeronáutica, pelos relevantes serviços prestados no desenvolvimento da aviação brasileira.
20 de julho – Azul lança concurso “Azul em Minas” e clientes são chamados a criar o nome de batismo de uma aeronave.
28 de julho – com a entrega de mais um Embraer 190, a frota da Azul passa a contar com 12 E-Jets.
10 de agosto – Azul inicia num único dia dois voos sem escalas: Campinas - Belo Horizonte e Rio de Janeiro - Porto Alegre. Nessa mesma data, o Embraer 195 matrícula PR-AYD é batizado “Azul, Ouro de Minas”, nome escolhido na promoção “Azul em Minas.”
13 de agosto – A empresa bate um recorde mundial ao celebrar 1 milhão de clientes transportados com sete meses de operações. O milionésimo cliente, Aderlei Gonçalves, recebe um passe para voar por um ano de graça em qualquer voo regular da Azul.
26 de agosto – Azul Cargo começa a operar no segmento de carga expressa.
26 de setembro – Azul começa a voar sem escalas entre o Rio de Janeiro e Salvador. Com este, já são 3 os destinos conectados sem escalas ao Rio de Janeiro.
2 de outubro – Campanha celebra a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Passagens aéreas são vendidas a R$ 16,00.
5 de outubro – Azul lança produto inédito no mercado, o Passaporte Azul.
18 de novembro – Azul torna-se parceira da Embraer, General Electric e Amyris no desenvolvimento de um biocombustível para aviões.
19 de novembro – Azul Cargo já atende 300 cidades com entrega porta a porta.
1.° de dezembro – Azul inicia voos Campinas - Natal sem escalas.
7 de dezembro – Azul atinge a marca de 2 milhões de clientes transportados, em outro recorde mundial. Cliente de número 2 milhões, Ricardo Sanchez, ganha passe para voar de graça durante um ano.
8 de dezembro – Azul anuncia a chegada de mais duas aeronaves e fecha o ano com frota de 14 E-Jets, sendo cinco Embraer 195 com capacidade para 118 assentos e 9 Embraer 190, com 106 poltronas.
15 de dezembro – Azul comemora um ano de operações e Florianópolis passa a integrar a malha área da empresa, com voos sem escalas para Campinas.
Egom Assessoria de Imprensa (10/12/2009)
Jornalistas responsáveis: Marcela Matos/ Silvana Pereira
MTb: 20.801 / 17.815
Telefones: (11) 3263 1124
Celular: (11) 8447 1756/ 8274 1238
E-mail: egom@assessoriadeimprensa.com.br
No twitter, www.twitter.com/egom_assessoria
Comentários
Postar um comentário