"120 Receitas mais que Brasileiras" proporciona uma verdadeira viagem gastronômico-cultural pelas cinco regiões do PaísOs amantes da rica gastronomia brasileira já podem comemorar. A Selmi, uma das maiores e mais tradicionais indústrias de alimentos do Brasil, acaba de anunciar o lançamento ao público do livro 120 Receitas mais que Brasileiras, produzido em homenagem ao 120º aniversário da empresa e com prefácio assinado por Carla Pernambuco - uma das chefs mais prestigiadas do país e também curadora de projetos de pesquisa em gastronomia brasileira.
“As receitas publicadas no livro vão além de ingredientes e modo de preparo. À nossa maneira, elas sintetizam uma viagem gastronômica às cinco regiões do país”, afirma Ricardo Selmi, diretor-presidente do grupo. Por caminhos repletos de aromas e sabores, a viagem começa com uma imersão na fascinante história de um imigrante italiano e sua produção de massas caseiras – um negócio que começou acanhado, perseverou, cresceu, diversificou a linha produtiva e rompeu os limites de uma cidade do interior paulista para chegar aos 120 anos (comemorados em 2007) e abrir espaço no mercado internacional. A seguir, a obra envereda no tempo para mostrar como se formou nossa maneira de viver e comer – um gosto culinário genuinamente brasileiro, ainda que influenciado por múltiplos povos. Nas páginas seguintes, o leitor é presenteado com 120 receitas deliciosas, preparadas por 14 renomados chefs de cozinha e reconhecidas escolas de gastronomia de todas as regiões do Brasil, que uniram talento e criatividade para elaborar pratos que valorizassem igualmente produtos universais ou tipicamente regionais.
As receitas refletem a influência dos diferentes povos que deram origem aos nossos hábitos alimentares – entre eles indígenas, portugueses, africanos, italianos, alemães, árabes e japoneses – e revelam o que se saboreia hoje em cada canto do Brasil.
Recheada de sotaques e marcada pela influência européia – embora carregue em si o tempero de países vizinhos e de povos nativos, a gastronomia da região Sul é a primeira homenageada com 25 receitas preparadas pelo Chef Aires Scavone (Ega/RS), pelo Centro Europeu (Curitiba/PR) e pela Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Caxias do Sul/RS). Os pratos vão desde um delicioso pão ciabatta até um sofisticado Nhoque com Pesto de Salsinha e Carré de Cordeiro Crocante. A região Sudeste, próxima na lista de contempladas, traz 36 pratos saborosos que expressam com rigor a gastronomia mais variada do país. Nessa região, alimentos de diferentes origens compõem o cardápio de uma mesma refeição, trazendo à mesa a riqueza de uma culinária que soube aproveitar o que a terra tem a oferecer. As escolas Atelier Gourmand (São Paulo/SP) e UFMG/Nutrição (Belo Horizonte/MG), ao lado dos renomados chefs Sérgio Arno (São Paulo), Rogério Bertasoli (Vinhedo/SP) e Juan Bertoni (Rio de Janeiro), foram os responsáveis pelas criações.
O Centro-Oeste, por sua vez, traz 18 pratos assinados pelas escolas Atelier Gastronômico (Goiânia) e Kaza Chique (Brasília) - grandes referências quando se fala em gastronomia brasileira. A região – riquíssima em frutos peculiares, peixes de toda espécie, pratos tradicionais e uma forte influência portuguesa e dos vizinhos sul-americanos – apresenta uma cozinha com tempero bem brasileiro, garantindo pratos saborosos e exóticos.
Em seguida, segue-se rumo ao Nordeste, cujas variadas paisagens contribuem para a riqueza gastronômica da região, que incorpora também a herança de seus diferentes colonizadores e da maciça presença de escravos africanos e seus descendentes. Pode-se dizer que a culinária do Nordeste traz uma grande combinação de produtos do mar e da terra, que deram origem a 18 misturas interessantes e picantes preparadas pelo Centro de Culinária Geny France (Fortaleza) e pela Oficina de Chefs (Recife). Por fim, chegamos a mais brasileira de todas as regiões: o Norte. Selvagem e ao mesmo tempo exótica, esta rica culinária reúne saberes nativos e ingredientes exclusivos, não encontrados em nenhum outro lugar do mundo - como o famoso açaí, o cupuaçu, jambo, abricó e bacuri. São 23 receitas, preparadas em grande estilo pelo Restaurante Village (Manaus) e pelo Senas/Amazonas (Manaus), e que revelam o sabor indescritível desta intrigante região.
Comentários
Postar um comentário