"Representantes dos principais portos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terão oportunidade de debater a internacionalização do setor portuário durante o II Encontro de Portos da CPLP, que será realizado de 01 a 03 de dezembro, no Marina Park Hotel. O evento, aberto ao público, é promovido pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP) que, com uma visão voltada para o futuro, investe cada vez mais no diálogo horizontalizado do desenvolvimento dos portos mundiais. O comércio global (exportações e importações) entre o Brasil com os países parceiros da CPLP aumentou 30% entre 2006 e 2007, tendo as importações crescido cerca de 120%, com destaque para os bens alimentares.
O II Encontro de Portos reunirá líderes empresariais dos oito países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe Timor) em torno de debates sobre o leque de oportunidades para a intensificação das relações de cooperação empresarial e institucional. Também participam presidentes e integrantes da administração dos principais portos das Américas, Europa, África e Ásia, além de representantes de Associações Internacionais de outros continentes.
Tendo como ponto de convergência a língua comum, o II Encontro de Portos da CPLP reforçará as relações comerciais entre esses países, possibilitando espaço para fortalecimento de parcerias, intercâmbios e trocas de conhecimento e experiências. A idéia é discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos, abordando assuntos como Segurança, Dragagem, Meio-Ambiente, Mercosul, Hidrovias, entre outros.
Os participantes terão acesso a workshops, além de palestras com as principais autoridades do setor portuário, como o Ministro Chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República do Brasil: Dr. Pedro Brito; o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal, António Mendonça; e o presidente Associação dos Portos de Portugal, João Pedro Matos Fernandes;
Durante o I Encontro de Portos da CPLP, realizado no mês de setembro em Portugal, Matos Fernandes já havia sinalizado sobre o potencial das relações com o Brasil, para onde vai ser criada uma segunda ligação direta."Temos uma única ligação directa com o Nordeste do Brasil, em Fortaleza, e queremos agora chegar ao Sul do Brasil, ao Rio de Janeiro ou a Santos, que é a zona mais industrializada, que mais consome e que mais produz, porque tem mais pessoas", afirmou.
Sobre a CPLP: Com 12 anos, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tornou-se um grupo consolidado, com cerca de 240 milhões de pessoas espalhadas por 8 países, dispersos por 4 continentes, representando um importante cenário internacional e no mundo globalizado. A importância histórica de cooperação portuária entre os povos de língua portuguesa vem se intensificado pelo nível de formação, consultoria, cedência de equipamentos e de conhecimentos.
Sobre o sistema portuário brasileiro: Com uma costa de 8,5 mil quilômetros navegáveis, o Brasil possui um setor portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações. O modal aquaviário possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para o transporte dutoviário e aéreo.
O sistema portuário brasileiro é composto por 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desse total, 18 são delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada à administração por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Programação
01/12
14 às 18h - Pré-inscrição no local do evento
19h30 - Abertura Oficial do Evento com a presença do Exmo Sr. Ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República do Brasil – Pedro Brito e o Exmo Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal – Prof. Dr. António Mendonça
20h - Grupo Folclórico do Ceará
20h30 - Coquetel de Recepção aos participantes
02/12
9 às 10h – Sessão de Abertura
Ministro da SEP – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República do Brasil: Dr. Pedro Brito
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal – Prof. Dr. António Mendonça
Presidente da APP – Associação dos Portos de Portugal: Eng. João Pedro Matos Fernandes
Diretor-Presidente da CDC – Companhia Docas do Ceará: Sr. Sérgio Novais
10 às 10h30 – Visitação aos Estandes
10h30 às 12h – Palestra Inaugural – “Os Portos na Interligação com os três Continentes – Europa, África e América do Sul”
Palestrante Convidado: Dr. Carlos Gouveia Lopes– Presidente do Porto de Setubal
12 às 13h30 - Almoço
13h45 às 14h45 - Workshop: Reunião de Comitê Técnico da SEP e da APP
14 às 15h30 - Palestra: “As Rotas Marítimas como Pólo de Desenvolvimento”
15h30 às 15h45 - Intervalo para Café
15h45 às 17h15 - Palestra: “Fatores de Competitividade de um Porto”
Palestrante Convidado: Lídia Sequeira - Presidente do Porto de Sines
17h15 - Encerramento das Atividades
03/12
9 às 10h30 - Palestra: “Projeto de Revitalização e Expansão de um Porto”
Palestrante Convidado: Dr. Angelo José de Carvalho Baptista - Diretor Presidente da CODESA
10h30 às 10h45 -Intervalo para Café
10h45 às 12h15 - Palestra: “Segurança e Aduanas: Onde estamos e onde devemos chegar”
12h15 às 13h45 - Almoço/Visitação aos Estandes
13h45 às 14h45 - Workshop: Reunião de Comitê Técnico da SEP e da APP
14 às 15h30 - Palestra: “Oportunidades na Otimização da Relação Porto-Cidade”
15h30 às 15h45 - Intervalo para Café
15h45 às 17h15 - Palestra: “Dragagem e Infraestrutura Portuária em Harmonia com o Meio-Ambiente”
17h15 - Entrega de Certificados
17h30 - Encerramento do Evento
Assessoria de Imprensa
Nara Gadelha: 3264.3807 / 9959.1122
Paulinho Leme: 8860.6445 /"
Comentários
Postar um comentário