"O modelo do polo tecnológico existente em Recife, chamado Porto Digital, foi apresentado à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, na manhã de hoje pelo diretor do projeto, Leonardo Guimarães. Luizianne visitou o local, no bairro do Recife Antigo, acompanhada do coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Fortaleza, Cristiano Therrien, a fim de obter informações a respeito do desenvolvimento e implantação do polo em Recife, criado há cerca de 8 anos.
Em Recife, foram criados mecanismos na legislação para fomentar o desenvolvimento do polo e atrair empresas, incrementando a arrecadação e o número de empregos. A prefeitura local reduziu o Imposto Sobre Serviços (ISS) entre 5% e 2% para as empresas que se instalassem no Porto Digital, além de redução (e até isenção) de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Apesar dos incentivos fiscais, a arrecadação de ISS na área de TI cresceu a ponto de superar a arrecadação do setor de turismo.Fortaleza já é exemplo no Brasil em desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias livres.
A experiência da Prefeitura de Fortaleza foi apresentada por Luizianne em Brasília na última semana, durante o I Encontro de TI para os Municípios Brasileiros, realizado pelo Ministério do Planejamento. Na ocasião, Fortaleza foi reconhecida como um celeiro de software livre no País.
Comentários
Postar um comentário