"Coleção resgata regionalismo cearense de forma sustentável Moda e desenvolvimento sustentável. É baseada nesta idéia que será lançada, amanhã, no Espaço Cultural Arre Égua, em Fortaleza, a Nova Coleção de Moda 2009 do Energia Social, programa viabilizado pela Coelce que promove ações voltadas à geração de renda e à inclusão social de comunidades com baixo índice de desenvolvimento socioeconômico no Ceará. Durante o evento, haverá um coquetel para celebrar a coleção e comemorar mais um feito de valorização da cultura, arte e produção local.
De cearense para cearense, a coleção é toda fruto do trabalho de capacitação nas comunidades do Coaçu, em Pacajus, Jabuti, no Eusébio, e em Vila Velha, Fortaleza. As peças da coleção são únicas e confeccionadas mão a mão, com toda riqueza de detalhes que resgatam o regionalismo cearense. São vinte e oito peças – entre shorts, vestidos e blusas – feitas de renda de bilro, bordado ponto-cruz e bordado ponto cheio a mão. Para produzi-las, 45 pessoas participantes do programa participaram de uma capacitação durante oito meses – março a outubro de 2009.
O processo incluiu oficinas, curso de culinária alternativa, meio ambiente, forno solar, orçamento familiar, associativismo, entre outros a fim de que houvesse um amadurecimento da idéia para, depois, iniciar a capacitação específica em costura e bordado. Projeto Energia Social Por meio da idéia “Educar para Crescer”, o projeto, existente desde 2007, estimula o trabalho em equipe, a criatividade e o empreendedorismo. Inclui também a formação de grupos de trabalho para promover o artesanato local, entre outras fontes de renda. Só este ano foram atendidas 22 comunidades com 637 clientes beneficiados, gerando renda direta para 418 pessoas." Gerência de Comunicação da Coelce.
Comentários
Postar um comentário