O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Ceará (Sinduscon-Ce), lança hoje, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), às 18h, a coletânea “Edificar Lean”. Com autoria dos engenheiros Eugênio Montenegro (diretor de Investimentos Internacionais do Sinduscon-Ce), Luiz Fernando Mahlmann Heineck (professor da Universidade Federal do Ceará), Madalena Osório e Pedro Eduardo Pereira, a coletânea destaca a entidade como pioneira no Brasil na aplicação do Sistema Toyota de Produção nos canteiros de obra. A técnica pode gerar até 30% a mais de produtividade e 15% em redução no desperdício de material na construção civil.
O sistema permite a produção em ritmo constante através de um planejamento detalhado, evitando ociosidade e desperdícios na construção civil. Dentre alguns fatores dos exemplares destacam-se: sustentabilidade, melhoria contínua, disciplina, autonomia, inovação, fluxo contínuo. Para o diretor de Investimentos Internacionais do Sinduscon-Ce e um dos autores, Eugênio Montenegro, “essas são algumas características de uma obra ideal, enxuta. Tratam-se de idéias baseadas na indústria automobilística internacional, especificamente no Sistema Toyota de Produção, que tem filosofia de gestão e produção conhecidas mundialmente como Lean Manufacturing, adaptadas para a construção civil no Lean Construction. Construir levando em consideração esses conceitos ainda não é muito comum em nosso país”. Segundo Montenegro, a formação dos engenheiros, a resistência de encarregados, mestres de obras e da alta gerência das construtoras, são alguns dos obstáculos enfrentados na rotina das empresas em todo o Brasil.
O sistema Toyota de produção pode ser usado na tanto na construção usual de edifícios residenciais ou comerciais, como em obras do programa do governo Minha Casa Minha Vida. De acordo com o diretor do Sinduscon-Ce, Eugênio Montenegro, o sistema lean (produção enxuta) otimiza as atividades determinadas na etapa de uma obra, gerando uma economia de 30% do tempo de execução delas.
No Ceará, as empresas Fibra, CCB (Construtora Castelo Branco), C. Rolim Engenharia, Construtora Santo Amaro, Construtora J. Simões, e Construtora Alves Lima, já adotam princípios da construção enxuta.
O lançamento do “Edificar Lean” é uma iniciativa do Sinduscon-ce com o apoio da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC). O evento contará com palestra dinâmica do engenheiro Eugênio Montenegro e coquetel para público local. Na ocasião, o presidente do Sinduscon-Ce Roberto Sérgio Ferreira e diretoria, os autores da coletânia, autoridades, e empresários do setor, estarão presentes. A coletânia será vendida a preço especial no dia do lançamento.
O Sinduscon-Ce é a entidade de classe representativa da indústria da construção civil. Filiado à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e à Fiec. Representando um setor com importante peso econômico, com 14% do PIB, o Sindicato foi um dos fundadores da Fiec e tem importante papel na definição das políticas públicas de obras estruturantes, saneamento e esgoto, construção de moradia e planejamento urbano. O sindicato hoje representa 300 empresas da Construção Civil.
Comentários
Postar um comentário