O livro “Documentário Nordestino - mapeamento, história e análise”, de Karla Holanda, será lançado em Fortaleza hoje, às 19 horas, na Vila das Artes. Além do livro, Holanda ministrará, de 16 a 21 de novembro, uma Oficina de Documentário. No lançamento do livro, Holanda receberá o público para um bate-papo.
Inédito na literatura, Documentário Nordestino faz um levantamento da produção de filmes documentários produzidos na Região Nordeste entre 1994 e 2003 e traça o percurso histórico do documentário em cada um dos nove estados da região.Publicado pela editora Annablume e com apoio da Fapesp, o livro é originário da pesquisa de mestrado de Holanda, realizada no Departamento de Multimeios da Unicamp (SP), e concluído em 2005, sob orientação do professor Fernão Ramos.
Com o objetivo de discutir a caracterização da produção documentária do Nordeste, o livro se propôs a conhecer onde, o que, como e quem produz na região e onde e de que forma esses filmes são exibidos. Assim, revela-se que Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba são, nessa ordem, os maiores produtores da região, justamente os estados que mais investiram em formação, leis de incentivo estadual ou municipal, concursos públicos e festivais.Karla Holanda é piauiense, mestre em Multimeios pela Unicamp (SP) e doutoranda em Comunicação Social pela UFFRJ. Iniciou na área audiovisual em 1992, tendo, ao longo de sua carreira, dirigido uma série de documentários sobre escritores brasileiros, além de curtas, a exemplo de "Vestígio" e "Riso das Flores". Atualmente, vem trabalhando na finalização do documentário "O cinema é brasileiro" e ministrando aulas, além de outros projetos ligados à área de cinema.
O lançamento do livro e a oficina são realizados pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Corte Seco Filmes.
Comentários
Postar um comentário